sábado, 4 de maio de 2013

SECRETARIO DA SEMA-PA DISSE QUE O DECRETO QUE PROIBE GARIMPAGEM NO LEITO DO TAPAJÓS É PRA VALER?

É possível coexistir garimpos e rios na Amazônia?

 
A proposta dos organizadores do evento é tudo continuar como está nos afluentes do rio Tapajós. E isso é assustador, quando se fala tanto em natureza e se vê pessoas tão insensíveis a tudo que vem acontecendo nesses últimos anos com nossos rios. Quanto vale o que foi e ou ainda está sendo destruído. Parece até que todos concordam com tudo que tem acontecido e isso não verdade. Tem muita gente indignada com a forma que o trabalho vem sendo desenvolvido. Quem já viu a situação que fica o leito dos rios após a degradação espera mudanças urgentes.

O pós-reunião com o secretario de meio ambiente do estado do Pará, José colares, com garimpeiros, donos de comércios, politiqueiros, destruidores e aproveitadores da fauna e rios da amazônica a qualquer custo, é mais alentador. O fato do secretario demostrar que se não dobrou diante da pressão pela liberalização do rio Tapajós para a destruição nefasta e inconsequente, pode significar um tempo maior de vida para o nosso rio Tapajós e afluentes, dando a chance das gerações futuras virem a conhecer esse belo rio ou parte dele, já que nos próximos anos ele vai sofrer uma agressão feroz, que é a construção de barragens em suas aguas.  Incrível que todas as possibilidades ventiladas pelos maus empresários dos garimpos, não garimpeiros, não consideraram a necessidade de garantir a sobrevivência dos rios e dos animais que dependem deles, inclusive o próprio homem.
É preciso organizar o trabalho do garimpeiro, levando ele e não só os aproveitadores do seu trabalho a ganhar. É preciso que o município também ganhe e não só as empresa que levam o ouro daqui, deixando só destruição. É preciso que o estado tenha estrutura para fiscalizar e cobrar o que é devido ao estado. E tenhamos um garimpeiro valorizado e trabalhando dentro da legalidade.
E quanto aos politiqueiros de plantão, esqueçamos, não vale a pena nem falar nas bobagens que  disseram para agradar aos possíveis patrocinadores de campanhas eleitorais e eleitores. Nessas horas eles só pensam em se dá bem na próxima eleição. E quanto ao deputado que levantou a problemática, tem de parar de se desculpar e sustentar o que fez e dizer que achou que era o certo e ponto.

Parabéns ao secretário pela postura equilibrada e consciente. De todos que estavam participando ativamente do evento, era o único que não falava em causa própria e sabia do que estava falando . Os demais pensavam em continuar ganhando dinheiro a qualquer custo, sem se preocupar com as consequências. E claro, a grande maioria dos presentes não tem conhecimento do teor do decreto. 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

colabore: envie seu comentario para o blog