domingo, 7 de julho de 2013

BR 163 NO MUNICIPIO DE TRAIRÃO FOI DESBLOQUEADA

10/07

MADEIREIROS AMEAÇAM TOCAR FOGO EM VEÍCULOS DO IBAMA PRÓXIMO AO TRAIRÃO-PA


Madeireiros desobstruíram a estrada Santarém-Cuiabá, mas não desistiram de continuar praticando crime ambiental  a qualquer custo. O IBAMA continua fazendo o trabalho que compete a ele, mas vem enfrentando dificuldades, pois pessoas que tem prejudicadas suas atividades predatórias com a presença do órgão, vem tentando impedir o trabalho da equipe que está efetuando as fiscalizações. Esta semana tentaram impedir a passagem da equipe para a área a ser fiscalizada, chegando a ameaçar de tocarem fogo nos veículos, além de colocar troncos de madeira no meio da estrada. A Polícia Militar que está dando apoio negocio a liberação da estrada e protegeu os agentes. E salientou que não adianta lutar contra a fiscalização de forma violenta, pois o governo terá de continuar fiscalizando e se necessário aumentar o número de fiscais e a segurança.

Alivio para os usuário os da BR 163, trecho Itaituba-Trairão 

foto: Jânio Palleta


Ontem por volta da meia noite foi encerrado o bloqueio da estrada Santarém-Cuiabá. Segundo integrantes do grupo de madeireiros que mantinham a estrada interditada, haverá uma reunião em Brasília com autoridades do Governo Federal para discutir as reinvindicações, porém o que se sabe é que o movimento vinha se enfraquecendo a cada dia por ter entre as suas exigências, algumas absurdas, como o fim das operações de combate ao desmatamento ilegal na região e de ter à frente pessoas sem condição de representar os interesses justos da população da região.

O que se ouviu na reunião com o representante no Pará do  IBMA, o Superintendente Hugo Américo Rubert Schaedler, foi a continuidade das fiscalizações e ainda que a ação dos fiscais estão pautadas na lei. A destruição de equipamentos se dá quando os donos fogem deixando as máquinas e não há como transportá-los até a cidade para que fique apreendido e caso deixem no local as pessoas que fugiram voltam  e utilizam novamente na prática do crime ambiental. 



Rondônia/2012
E mais,  que a principal bandeira do movimento dos madeireiros não tinha base em fatos reais, pois apesar de afirmarem que o IBAMA havia queimado tratores de pessoas da região e divulgado na web, na operação que estava em curso, o órgão garantiu que as fotos de agentes pousando ao lado tratores incendiados, que estavam sendo usadas para levar as pessoas da região a se revoltar era de outra operação, de outra região e do ano passado. E a divulgação das fotos por agentes do órgão poderá ser motivo de apuração administrativa, para se avaliar a conduta dos funcionários da estatal quanto ao deboche mostrado nas imagens.
                                            ≤≥ RPI /rota policial de Itaituba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

colabore: envie seu comentario para o blog