sábado, 4 de janeiro de 2014

Erosão destrói mais de 50 casas em Abaetetuba

(Foto: Facebook/Jefferson Bruno)Erosão destrói mais de 50 casas em Abaetetuba (Foto: Facebook/Jefferson Bruno)Uma erosão ocorrida na manhã deste sábado (4) destruiu pelo menos 50 construções, entre casas e estabelecimentos comerciais, no município de Abaetetuba, nordeste paraense. O solo cedeu por volta das 8h, na rua Siqueira Mendes, no bairro de São João, que fica localizado na beira do rio Maratauíra.
Com a erosão, a rua de piçarra afundou e casas e veículos foram submersos. Pelo menos 30 casas, localizadas nas ruas que apresentam rachaduras, ainda correm risco de desabar com o aumento da maré.
De acordo com informações da engenheira ambiental Paula Pinheiro, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), a situação é crítica no local. “No local o solo é de várzea e sofre influencias diretas da maré. E lá foram construídas casas de madeiras e de alvenaria, que chegam a ter três andares. Então não tem uma infraestrutura para aguentar essas construções”, explica Paula.
Ela diz ainda que no momento da erosão, a maré não estava alta. “A maré vai começar a encher daqui a pouco e essa é uma preocupação. Acredito que o problema estava sendo agravado ao longo do tempo, pela situação do solo. Mas até ontem não presenciei indícios de rachaduras no local”, afirma a engenheira ambiental.
Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar, estão no local fazendo buscas por pessoas desaparecidas. Até o momento não foi confirmada nenhuma morte. A energia no local também foi cortada por medida de segurança.
Cerca de 20 famílias estão desalojadas e foram levadas para o Ginásio Municipal de Abaetetuba Hildo Carvalho.
(Ana Paula Azevedo/DOL, com informações de Márcio Costa/RBATV)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

colabore: envie seu comentario para o blog