terça-feira, 1 de setembro de 2015

TRANSFERÊNCIA DE VEÍCULOS USADOS FICA MAIS SIMPLES


Um sistema para simplificar a venda de carros no Brasil e dar segurança a quem repassa seu carro usado para concessionárias e revendas multimarcas: este é o objetivo do Registro Nacional de Veículos em Estoque - RENAVE, que chega em 2016 para extinguir o livro físico de registro e viabilizar a escrituração eletrônica de movimento de entrada e saída de veículos em lojas de revenda de carros usados.

A formação de um banco de dados virtual facilitará o acesso a todos e combaterá a burocracia, eliminando etapas, barateando o processo de compra e venda de veículos, agilizando as transações e reduzindo gastos com trâmites burocráticos, ao eliminar registros físicos, partindo para um registro eletrônico único, feito no ato da venda.

O RENAVE permitirá o registro eletrônico do estoque das revendas, o comunicado eletrônico de venda do veículo, a eliminação da necessidade de transferência da propriedade dos veículos para a revenda e a certeza ao cidadão que entrega seu carro nos revendedores multimarca de que não será responsabilizado por eventuais multas ou quaisquer outras ocorrências.

A mudança também alcançará a venda de veículos novos, integrando a nota fiscal eletrônica e o Renavam, criando pras secretarias de Fazenda uma base de dados em tempo real de informações de veículos emplacados.

Pra completar, o governo pretende integrar bases de dados do Denatran, Detrans, Receita Federal e secretarias estaduais de Fazenda para, no futuro, organizar num só sistema toda a cadeia dominial do veículo, com dados que englobam desde a primeira venda até sua inutilização.
(DOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

colabore: envie seu comentario para o blog