terça-feira, 6 de outubro de 2015

Madeireiros de Caracol, comunidade próximo a cidade de Trairão, ameaçam agentes do ICMBio

Atualizado 07/10

A equipe do ICMBio encerrou a operação que vinha realizando na área de Trairão devido o episódio que por pouco não terminou em tragédia. Bandidos aproveitaram a situação para atacar o destacamento da Polícia Militar jogando garrafas com gasolina na intenção de incendiá-lo. Por sorte as garrafas não quebraram e eles foram afugentados pelos PMs. Durante a ação foram usadas pelo grupo Tático granadas e munições não letais para controlar a situação e manter a ordem. A equipe do ICMBio que havia ficado na área da reserva retornou com apoio policial, enquanto as equipes que já haviam vindo para Itaituba retornaram até a localidade, onde se reuniram e decidiram encerrar temporariamente o trabalho que tenta impedir a depredação da fauna e flora da região. Porém ficou evidente a grande destruição que vem sendo praticada contra aquela floresta e certamente o Governo vai intensificar o controle de toda a região.

Na tarde de ontem, 05/10, um grupo de madeireiros se organizou para atacar integrantes do ICMBio que estão atuando na região de Trairão. O fato se deu na comunidade de Caracol. Segundo informações os madeireiros prepararam uma emboscada contra os agentes. Seis equipes estavam atuando e voltavam das matas para a comunidade quando foram avisados que madeireiros estavam bloqueando a vicinal que eles iam passar e que havia risco de agressão contra a equipe. A Polícia Militar atuou para evitar que os agentes fossem pegos e retirou com segurança cinco equipes, mas uma permanece nas matas. Equipes de Itaituba ao comando do capitão Moura seguiram para dar apoio na missão de salvaguarda da integridade física dos funcionários. Às 19 horas ele seguiu com uma equipe do Tático para se juntar a outra equipe que se deslocou de Rurópolis para Caracol. Ainda na madrugada mais duas viaturas seguiram de Itaituba para executar a missão. Madeireiros e funcionários tentaram incendiar com coquetéis molotov o destacamento da Polícia Militar revoltados pela ação policial de manter a segurança dos agentes do órgão de proteção ambiental.
Por volta de 1 hora da manhã 5 equipes chegaram a Miritituba e relataram sobre a situação e da equipe que ficou na área.

≤≥ Blog RPI

4 comentários:

  1. Boa noite.
    A Operação não encerrou, somente paramos por um dia para avaliar a situação e continuamos.
    Pois nenhum Agente público vai ficar com mendo. Pois somos fortes e unidos. Estavamos com 26 na Operação. E daqui pra frente vai ter muito mais.
    Mexeram com quem não devia.
    Quem ataca um agente público é Criminoso também.
    Preservar e proteger o meio Ambientel é nossa função e não deixaremos estes criminosos impunes.
    Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a Equipe da PM do PA pela ação. Estão de parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Salve salva a floresta desses bandidos que serão presos pelo poder publico o País conta com esses heróis que fiscalizam Ibama e ICMBio juntos e fortes.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pessoal... Vcs foram verdadeiros heróis! ICMBio vcs são demais!

    ResponderExcluir

colabore: envie seu comentario para o blog