MENU

domingo, 5 de junho de 2016

Morre Jarbas Passarinho, ex-ministro e ex-governador do Pará

Jornal do Brasil
Morreu na manhã deste domingo (5), em Brasília, aos 96 anos, o ex-ministro, ex-senador e ex-governador do Pará Jarbas Passarinho. Segundo nota divulgada pelo governo do Pará, problemas de saúde devido à idade avançada causaram a morte. O governo estadual decretou luto oficial de três dias.
Jarbas Passarinho nasceu em 1920, em Xapuri, no Acre. Iniciou sua trajetória política no Pará. Foi oficial do Exército e, na ditadura militar, em 1964, assumiu o governo do Pará, indicado pelo presidente Castelo Branco.
Foi eleito senador pelo Pará em 1966, pela Arena. Durante o mandato, foi convidado por Costa e Silva para assumir, em 1967, o Ministério do Trabalho e Previdência Social.
Em 1968, durante a reunião que decidiu a criação do AI-5 (Ato Institucional nº 5), Passarinho, então ministro do Trabalho, disse uma frase que se tornou célebre. "Às favas, senhor presidente, neste momento, todos os escrúpulos de consciência." O ato aumentou substancialmente os poderes do governo militar e marcou o endurecimento da ditadura no país.
Jarbas Passarinho também atuou como ministro da Justiça no governo de Fernando Collor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

colabore: envie seu comentario para o blog