domingo, 31 de maio de 2015

FAB ainda procura helicóptero desaparecido no Amazonas

A FAB (Força Aérea Brasileira) ainda procura o helicóptero que está desaparecido desde sexta-feira (29) no Estado do Amazonas. De acordo com a assessoria da FAB, buscas estão sendo feitas por terra e por ar. Há duas aeronaves vasculhando a área, que é uma mata fechada, em condições de tempo não favoráveis. A assessoria também não confirmou o número de ocupantes.

O aparelho estava sendo usado para fazer uma operação de atendimento na área de saúde. Ontem (30), duas pessoas na mata sinalizaram para uma das aeronaves que participam das buscas: chegou a circular a informação que se tratava das vítimas, mas a informação foi desmentida pela FAB neste domingo.

O helicóptero desaparecido prestava serviços para a Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde. Não foram divulgados os nomes das pessoas que estavam no helicóptero, mas entre elas estavam duas índias grávidas.

(Agência Brasil/UOL)

Nova candidatura depende de reação de Dilma, diz Lula

Preocupado com a crise política que atinge o governo de sua sucessora, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse a aliados que só terá condições de ser o candidato do PT nas eleições de 2018 se a avaliação da presidente Dilma Rousseff melhorar e ele tiver um legado para defender para seus eleitores.

A Folha ouviu relatos de amigos que conversaram com Lula antes de seu último encontro com Dilma, na semana passada, em Brasília.

Segundo eles, o ex-presidente citou a derrota sofrida pelo ex-governador Leonel Brizola (1922-2004) nas eleições presidenciais de 1994, quando perdeu para o nanico Enéas Carneiro (Prona) e terminou em quinto lugar, para ilustrar o medo que tem de perder seu capital político em uma empreitada fracassada.

Segundo um interlocutor, Lula afirmou que não adianta pensar que o povo votará nele só porque decidiu se candidatar. Brizola era "Deus" nas eleições de 1989, mas em 1994 perdeu até para Enéas, disse Lula, que ficou em segundo lugar nas duas vezes.

O ex-presidente faz esse tipo de análise para pouquíssimas pessoas. Nas demais ocasiões, prefere usar o PT como sujeito. Costuma dizer que, se o governo não melhorar até 2018, será difícil para a sigla.

Segundo o petista, a população não vota por gratidão, olhando para o passado, mas, sim, de olho no futuro.

CAUTELA

Lula avalia que, caso o governo não esteja pelo menos com avaliação "regular" às vésperas de 2018, poderá ser necessário escolher outro nome no PT para disputar a Presidência. Interlocutores do ex-presidente afirmam que ele já apresentou esse diagnóstico à própria presidente.

Depois da reeleição de Dilma, em outubro do ano passado, Lula disse pela primeira vez aos mais próximos que seria candidato em 2018. A partir dali, o PT começou a tratar a candidatura como oficial.

No entanto, com o agravamento da crise que atingiu o governo, seu afastamento dos movimentos sociais na base petista, e a queda da popularidade de Dilma, alvo de protestos desde a reeleição, Lula passou a reavaliar o cenário.

O ex-presidente espera que, após o lançamento do plano de concessões prometido pelo governo para 9 de junho, Dilma organize uma agenda positiva e melhore sua imagem desgastada.

Por outro lado, aliados dizem que Lula tem se colocado como o responsável pelo projeto petista e, por esse motivo, a possibilidade de ver seu legado terminar de maneira "melancólica" mexe com ele.

Por isso, dizem petistas, uma candidatura de Lula diante de um cenário ruim é bem difícil mas, avaliando pesquisas de intenção de voto diante de um contexto político e econômico "regular", ele pode apostar novamente.
(Folha de São Paulo)

sábado, 30 de maio de 2015

Acusado de estupro de menor de 4 anos em Placas é preso pela Polícia Militar de Rurópolis


Por volta das 19h00 de ontem, 29/05, a guarnição do cabo Alves e soldados Júnior, Deyson, Serra e Anderson, com apoio do serviço reservado e com o compartilhamento de informações entre o policiamento de Placas e de Rurópolis, localizaram e prenderam o acusado de cometer estupro na cidade de Placas na noite do dia 28. A mãe da menor disse na delegacia que “Geladeira”, Rosivaldo da Silva Ribeiro, é seu vizinho e o acusa de ter estuprado sua filha menor de quatro anos. Após a prisão o “monstro” foi apresentado na delegacia de Placas. O delegado do município Celso de Jesus Pereira Saldanha Santiago está adotando as providências legais. 




Fonte: Blog Sem Polêmica/ ≤≥ Blog RPI /rota policial de Itaituba

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Servidor se acorrenta a portão para fechar agência do DETRAN em Itaituba

                                Foto: (Divulgação/Sindetran)
     Agente Valdir Viana
Segundo estimativa dos próprios trabalhadores, 80% dos servidores do Detran em todo o Pará aderiram à greve da categoria, iniciada nesta quinta-feira (28). No município de Itaituba, um dos pontos mais críticos segundo os trabalhadores, um servidor chegou a se acorrentar ao portão do órgão para garantir que ele não funcionasse nesta sexta-feira (29).

“Itaituba tem uma situação de abandono crescente, em que os servidores estão tensionados, no completo abandono, em ambiente insalubre. Entendemos que todos esses fatores contribuíram para a ação extrema desse trabalhador”, afirmou Elison Oliveira, presidente do Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran).

Segundo o sindicato, a gerência chegou a ameaçar chamar a polícia para prender o servidor, mas ele não chegou a ser detido.

“Nossos advogados estavam lá, dando apoio ao servidor. Não foi uma mobilização do sindicato, mas sim de um servidor, mas vamos dar o suporte no que ele precisar. Itaituba é uma das cidades mais violentas do Pará, em condições que não podem nem ser qualificadas de tão graves, que só quem vive pode conhecer”, continuou Elison.

PROBLEMAS NO INTERIOR

Ainda de acordo com o Sindetran, Itaituba e Abaetetuba estão com o atendimento completamente interrompido, e em outros municípios do Estado a situação também é crítica.

“O Detran arrecada R$ 400 milhões por ano, mas o governo alega que não tem fundos para investir no órgão. As Ciretrans estão abandonadas em todo o Pará, causando problemas graves aos trabalhadores”, contou o presidente.

Segundo ele, os problemas mais comuns são falta de estrutura e equipamentos de trabalho, ambientes insalubres e violência contra os funcionários dos órgão.

“Em Santarém, uma servidora foi internada com 90% do pulmão comprometido, devido ao ar condicionado imundo ao qual era exposta no trabalho”, continuou Elison. “Realmente não temos alternativa além de fazer a greve”.

Os servidores devem continuar realizando manifestação e mobilizações de greve na próxima semana.
(DOL)

Governo envia ao Congresso projeto para criar identidade única do cidadão

Paulo Victor Chagas - Da Agência Brasil

O governo encaminhou hoje (28) ao Congresso Nacional projeto de lei que cria o Registro Civil Nacional, documento de identificação com chip que vai unificar informações de vários cadastros do cidadão. Ao assinar o projeto, em cerimônia no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff disse que o projeto vai permitir o ajuste de processos para que o “cidadão, na esfera individual,” seja tratado “como único que é”.

“Quem não sonha sair de casa carregando apenas um documento, em vez de ser obrigado sair carregando todos eles? Quem não sonha fazer uma transação comercial, abrir uma conta, ou até registrar imóvel apenas com a apresentação de um documento? É preciso descomplicar a vida das pessoas. O Estado tem o dever de ser mais eficiente, adotando todos os recrusos tecnológicos disponíveis para atender bem a vida do cidadão”, afirmou.

O projeto está sendo desenvolvido em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, quando criado, vai permitir que a coleta de dados biométricos de todos os brasileiros seja compartilhada para a criação de um número único de registro, reduzindo a burocracia e aumentando a agilidade no acesso a serviços. A intenção é unificar cadastros e documentos dos cidadãos, como identidade, CPF, título de eleitor e carteira de habilitação, além de registros de nascimento, casamento e óbito.

O TSE justifica a iniciativa em razão da experiência adquirida no Programa de Recadastramento Biométrico do Eleitor e pelo fato de a Justiça Eleitoral administrar o maior cadastro de cidadãos da América Latina, com mais de 142 milhões de eleitores, sendo que 24,5 milhões já estão cadastrados biometricamente.

Para o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, como o Brasil não tem um órgão que centraliza a identificação das pessoas desde o nascimento, os cidadãos podem, mesmo sem nenhuma má-fé, criar 27 carteiras de identidade nas diferentes secretarias de Segurança Pública dos 26 estados e do Distrito Federal.

“Com a aprovação do projeto pelo Congresso será possível, na primeira etapa, emitir 5,6 milhões de cartões de identificação, utilizando a base da Justiça com todos os eleitores dos estados do Amapá, de Alagoas, Sergipe e do Distrito Federal, que já foram completamente identificados”, afirmou Toffoli. Segundo ele, na segunda etapa, os registros dos recém-nascidos serão informados à Justiça Eleitoral, e na terceira, os próprios cidadãos vão se dirigir aos cartórios para gerarem seus cartões de identificação.

De acordo com o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, o registro será a primeira ação do programa Bem Mais Simples, anunciado em fevereiro por Dilma. “Hoje, temos uma proliferação de digitalização de dados. A integração vai trazer economia, eficiência e segurança. A identificação inequívoca é um poderoso instrumento de combate às fraudes”, disse ele.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Câmara aprova o fim da reeleição para cargos executivos

Iolando Lourenço - Repórter da Agência Brasil/Laycer Tomaz / Câmara dos Deputados
O plenário da Câmara aprovou há pouco por 452 votos a favor, 19 contra e 1 abstenção, o Artigo 3º do relatório do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) à proposta de emenda à Constituição (PEC) que trata da reforma política. O dispositivo aprovado acaba com a releição para os cargos executivos. Todos os partidos orientaram pelo fim da reeleição

Como a reforma política está sendo tratada em PEC, o fim da releição precisa ainda ser aprovado em segundo turno na Câmara para depois ser apreciado, também em duas votações, pelo Senado.

A proposta aprovada não se aplica aos prefeitos eleitos pela primeira vez em 2012 e aos governadores também eleitos pela primeira vez em 2014, nem a quem os suceder nos seis meses anteriores ao pleito. Ela não cabe à presidente Dilma Rousseff, porque, já reeleita, não poderá se candidatar em 2018.

Após a votação, o presidente da Câmara. Eduardo Cunha (PMDB-RJ) encenrrou a sessão. Nesta quinta-feira, a partir das 12 horas, os deputados continuam a votar a reforma política.
(Agência Brasil)

domingo, 24 de maio de 2015

Acidente com vítima fatal na estrada de Barreiras município de Itaituba

Na manhã de hoje, 24/05, foi informado à polícia Militar de uma acidente ocorrido na estrada de Barreiras com uma vítima fatal,  o senhor Manuel Elias Sabino, 51, que faleceu no local do acidente a dois  km de Itaituba. O causador do acidente fugiu sem ser identificado, até este momento.
≤≥ Blog RPI /rota policial de Itaituba

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Assaltante comparsa do “novo” transferido de Novo Progresso chega a Itaituba

IMG-20150522-WA0031IMG-20150522-WA0032IMG-20150522-WA0035
blog rpiMarciel Simião indiciado pela prática do roubo da lotérica da cidade alta em Itaituba e com prisão preventiva decretada por este assalto, que vinha nos ultimos dias agindo na cidade de Novo Progresso, sendo acusado crimes no distrito de Castelo dos Sonhos, onde teria sido preso e conseguido fugir, foi transferido na noite de ontem para o presídio de Itaituba, devido a periculosidade do bandido, tendo inclusive tentado fugir na noite do dia 20/05 da delegacia de Novo Progresso, quando  teria tentado tomar a arma de um policial civil entrando em luta corporal, mas sendo impedido de fugir.

A prisão de Marciel se deu no dia 16/05 por prática de roubos em toda a região de Novo Progresso.
≤≥ Blog RPI /rota policial de Itaituba

quarta-feira, 20 de maio de 2015

CPI da Petrobras desconfia de morte de deputado e vai pedir exumação do corpo do ex-deputado José Janene

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras vai pedir a exumação do ex-deputado José Janene. O parlamentar foi apontado em depoimento pelo doleiro Alberto Youssef como o operador do PP no esquema de desvio de dinheiro e pagamento de propina envolvendo a Petrobras.

Antes da reunião que colheu os depoimentos do presidente da empreiteira Camargo Corrêa, Dalton Avancini, e do diretor da Galvão Engenharia, Erton Medeiros Fonseca, o presidente da CPI, Hugo Motta (PMDB-RJ), disse que foi procurado pela viúva do parlamentar, Stael Fernanda Janene, que suspeita que Janene não morreu e que fugiu para escapar das condenações da Ação Penal 470, o processo do mensalão, do esquema investigado pela Operação Lava Jato e de outras coisas mais.



“A própria viúva não tem certeza se o senhor Janene morreu. O caixão apareceu lacrado e ninguém o teria visto morto”, disse Motta, que anunciou a intenção de exumar o corpo de Janene. "Eu vou protocolar o requerimento, pois me comprometi com essa exumação".

A informação causou tumulto entre os integrantes da comissão. O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) disse que a exumação iria causar um desvio nas investigações da CPI. “Não podemos agora querer colocar um bode na sala com essa exumação”, disse.

O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) propôs que, antes de se fazer a exumação, fosse criada uma comissão de deputados para falar com Stael Fernanda Janene e colher mais informações. Como não houve consenso, antes de decidir pela exumação, a CPI vai analisar o requerimento que convoca a viúva.

Réu no processo do mensalão, Janene morreu de infarto em 14 de setembro de 2010. Ele estava internado no Instituto do Coração de São Paulo desde o dia 4 de agosto e ficou inscrito na fila de espera para transplante de coração por três meses antes de morrer. Presidente do PP à época, Janene foi acusado de formação de quadrilha, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
(Agencia Brasil)

Distrito de Miritituba registra uma morte violenta

Na manhã de hoje foi encontrado morto o agricultor José de Arimateia Ferreira de Sousa Filho, 29 anos, que foi quase degolado por um instrumento cortante, provavelmente, um facão.
José foi morto enquanto seguia para o trabalho por volta das 06:30 e foi encontrado por um parente já na metade da manhã.
Segundo a polícia, até o momento, não há suspeita pois ninguém relatou nada que tenha chegado ao conhecimento da polícia que possa esclarecer o fato e a vítima era problemática, pois quando bebia queria bater em todos que via pela frente.

≤≥ Blog RPI /rota policial de Itaituba

terça-feira, 19 de maio de 2015

Esmeralda de 380 quilos vira batalha jurídica entre Brasil e EUA

30/05
A Justiça americana deu prazo de 15 dias para que as partes envolvidas na disputa por uma esmeralda bruta, descoberta na Bahia, em 2001, e reclamada como patrimônio nacional pelo governo brasileiro, apresentem apelação contra decisão do juiz Michael Johnson, da Suprema Corte de Los Angeles.

O magistrado determinou, na última quinta-feira (28), que a empresa FM Holdings apresentou evidência clara de ser a dona da pedra, com base no depoimento de três sócios da companhia.


Com isso, o juiz abriu caminho para o fim de uma disputa que já dura seis anos e conta com centenas de argumentações. Caso não haja recurso, a decisão será final.

A Folha relatou o imbróglio em torno da pedra preciosa em reportagem publicada há duas semanas.
O advogado da FM Holdings, Andrew Spielberger, disse à AFP que seus clientes estão muito felizes e que sempre disseram que eram os donos da joia.

19/05
FERNANDA EZABELLA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,
DE LOS ANGELES (EUA)

Do fundo de um poço em Pindobaçu, no interior da Bahia, para o cofre de uma delegacia de Los Angeles, nos Estados Unidos. O trajeto da esmeralda Bahia, uma pedra preciosa bruta de 380 quilos escavada no Brasil em 2001, é um sinuoso imbróglio jurídico repleto de falcatruas.

A parada mais recente é num tribunal da cidade californiana, onde um juiz reabriu o caso na semana passada para determinar o verdadeiro dono da gigantesca joia.

Oito pessoas já tentaram reaver a pedra, que está sob a guarda da polícia local desde 2008, quando foi dada como roubada e encontrada num armazém em Las Vegas.

No momento, apenas um grupo sobrou na disputa jurídica que corre há seis anos, e um juiz irá decidir se há provas suficientes para a posse.

Porém, o Brasil também tenta pôr as mãos na esmeralda desde 2011, quando foi notificado do roubo pelo Departamento de Segurança Nacional dos EUA.

O governo brasileiro afirma que a extração e a exportação foram feitas de forma fraudulenta e negocia paralelamente com o governo americano. Uma tentativa de interromper o julgamento em 2014 não deu certo.

"O Brasil respeita a corte da Califórnia, mas nossa visão é que a posse é um caso de relações internacionais. Independentemente da decisão do juiz, o Brasil vai continuar perseguindo seu direito à pedra", disse, por telefone, o advogado americano John Nadolenco, representante do Brasil.

"Só vi a pedra por fotos, o xerife [chefe da polícia local] não dá acesso a ninguém. Nunca vi caso igual, mas estamos animados de bancar o Indiana Jones."
Editoria de Arte/Folhapress


A trama tem de fato contornos cinematográficos. Uma das passagens da pedra pelos EUA teria sido em Nova Orleans, na época do furacão Katrina, em 2005, quando foi resgatada por mergulhadores após ter ficado duas semanas no fundo do mar.

VALOR

Ninguém sabe ao certo seu valor. Em 2001, um geólogo em São Paulo a avaliou em US$ 925 milhões, e documentos do processo em Los Angeles falam em US$ 372 milhões.

Mas o máximo já pago pela esmeralda foi US$ 1,3 milhão em 2008, por um executivo de Idaho chamado Kit Morrison. Metade dessa quantia foi parar nas mãos de dois brasileiros, Elson Ribeiro e Ruy Saraiva Filho, segundo o advogado de Morisson que os interrogou na corte.

Na verdade, Morrison tentava comprar diamantes da dupla de investidores Larry Biegler e Jerry Ferrara, que prometeram a esmeralda como garantia caso as outras pedras não fossem entregues. Foi Biegler quem chamou a polícia quando a pedra sumiu do cofre, após Ferrara o trair e dar a chave dele a Morrison

CORREIOS

Hoje, Morrison e Ferrara fazem parte do grupo FM Holdings que pede a posse da joia, enquanto Biegler se afastou do processo.

Outros que estavam na disputa tiveram seus casos descartados no tribunal por falta de provas ou fizeram acordo com a FM Holding, como Kenneth Conetto, um geólogo ex-parceiro de Biegler.
Conetto, que teria usado a pedra para negócios ilegais, afirma ter participado do time que a escavou na Bahia, ao lado de Ribeiro e Saraiva.

Os dois brasileiros foram denunciados no final de 2014 pelo Ministério Público Federal em Campinas, acusados de contrabando, receptação e falsidade ideológica.

Segundo o advogado Marconi Costa Melo, da Advocacia-Geral da União, a dupla enviou a esmeralda para os EUA via FedEx (empresa americana de correios) como se fosse material asfáltico no valor de US$ 100.

"É uma tremenda vergonha, uma exploração do país", disse Melo. "O caso tem um valor simbólico. Queremos demonstrar que a exploração ilegal de minérios é combatida no Brasil."

NOVAS PROVAS

No último mês, Morrison e os acionistas da FM Holdings foram intimados pelo Departamento de Justiça dos EUA a apresentar evidências do caso. Para o advogado Andrew Spielberger, o Brasil está fazendo "bullying" com seus clientes. "Se o Brasil quiser a pedra de volta, eles podem comprá-la do meu cliente, que a adquiriu de forma correta", disse Spielberger.

Com tantas reviravoltas, há quem acredita que a esmeralda Bahia seja amaldiçoada. No entanto, esse não é o caso dos americanos.

"Lendo os testemunhos, tudo é explicado pelas ações humanas, algumas até humorísticas", afirma Spielberger. "Não existe magia negra, e sim muita cobiça."





(Folha de São Paulo)

Inscrições para o Enem de 2015 estarão abertas a partir do dia 25 de maio


Agência Brasil

O edital com as regras do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 está publicado na edição de ontem (18) do Diário Oficial da União. A partir das 10h de segunda-feira (25) até o dia 5 de junho, os estudantes poderão se inscrever para o exame, pela internet. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro. O Ministério da Educação (MEC) espera que mais de 9 milhões de estudantes se inscrevam no exame deste ano.

A taxa de inscrição teve reajuste e será de R$ 63. Desde 2004, o valor pago era R$ 35. Ficam isentos da taxa os estudantes que encerraram o ensino médio na rede pública e os que apresentarem declaração de carência socioeconômica. Quem não for isento deverá pagar a taxa até o dia 10 de junho.

Para esta edição do Enem, o MEC anunciou que será rigoroso com os estudantes isentos que não comparecerem para fazer o exame. Quem não apresentar uma justificativa para a ausência terá de pagar pela inscrição no exame seguinte. O ministério vai definir ainda quais serão as justificativas aceitas.
O edital do Enem detalha como deve ser feita a solicitação de atendimento especializado às pessoas com deficiências e de atendimento específico como o destinado a lactantes, sabatistas, idosos e pessoas em classe hospitalar.

Neste ano, serão mantidos os critérios de correção da redação. As provas com inserções inadequadas serão zeradas.

Os travestis e transexuais poderão usar o nome social durante a prova. A solicitação de uso do nome social deverá ser feita pela internet, após a inscrição. Antes, era preciso fazer a solicitação por telefone. Os participantes que desejarem esse atendimento deverão enviar cópia do documento comprobatório, pelo sistema de inscrição, entre 15 e 26 de junho.

A partir deste ano, o cartão de confirmação de inscrição não será enviado pelos Correios. O cartão ficará disponível na página do Enem na internet. Os locais de prova serão informados no cartão de confirmação da inscrição e será de responsabilidade do estudante fazer a verificação. O edital do Enem informa que não será possível usar o mesmo e-mail para mais de uma inscrição.
A nota do exame pode ser usada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec). Ela também é pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras e certificação do ensino médio.

domingo, 17 de maio de 2015

Integrante da quadrilha do "novo" foi preso em Novo Progresso

Na noite de ontem, 16/05 foi preso na cidade de Novo Progresso o assaltante Marciel Simião, integrante da quadrilha do elemento conhecido por "novo", que estaria na região, desde que foi liberado em Itaituba, praticando vários assaltos. Com Marciel foram presas duas mulheres, que seriam a mulher  dele e a outra se diz ser a companheira do "novo". Com o preso foi apreendido um revolver calibre 38 com munições e algumas petecas de entorpecente.                                                                   Marciel é suspeito de ter participado de vários crimes em Itaituba, incluindo o assalto à lotérica da cidade alta, onde teria roubado 40 mil reais em companhia do chefe da quadrinha, o "novo".

≤≥ Blog RPI /rota policial de Itaituba

sábado, 16 de maio de 2015

Jovem morre em acidente de moto em Itaituba


Ontem à noite por volta 23h40 na estrada do BIS, em um acidente envolvendo duas motos com quatro passageiros faleceu tragicamente o jovem Ìtalo Marques de Almeida.  Os demais envolvidos foram encaminhados para o hospital municipal. 





≤≥ Blog RPI /rota policial de Itaituba

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Homem é preso acusado de assédio de estudantes de 13 e 16 anos em Itaituba

Na manhã de hoje uma guarnição da Polícia Militar foi chamada para verificar uma denúncia de que um homem estaria assediando alunas de 13 anos de idade que estudam no colégio Padre José de Anchieta. Na abordagem os policiais encontraram uma garota de 13 anos que estaria já há alguns dias sendo assediada por João Vasconcelos, 45, inclusive, havia dado de presente um celular que custa mais de mil reais, demostrando que ele tinha intenção de se relacionar de alguma forma com a garota. A prisão de João foi graças a direção da escola que descobriu o envolvimento das menores com o acusado e uma parente de uma das garotas que suspeitou que estava acontecendo algo errado, por causa do presente que ela ganhou dele e passou a observar a garota, conseguindo neste dia presencia-la no interior do veículo de João na frente da escola e acionando a polícia que efetuou a prisão e apresentou na delegacia. 
O acusado não conseguiu uma explicação para a situação, alegando que queria apenas ser amigo das garotas. E que apenas dava carona para as menores, sem segunda intenção, fato que não convenceu a delegada da mulher, que o autuou por tentativa de estupro de vulnerável. A garota encontrada no carro de João passará por exame para se saber se ele chegou a praticar relação sexual com a menina.
≤≥ Blog RPI /rota policial de Itaituba

Fugitivo de Rurópolis é recapturado em Itaituba pela PM

Uma guarnição da PM prendeu hoje Diego Matos, que estava preso em Rurópolis por prática de roubos e fugiu juntamente com outros bandidos roubando armas da delegacia.

Polícia Militar prende dois suspeitos de cometer vários assaltos em Itaituba

davi da silva monteiroeduardo henrique prata silva
Dois suspeitos de cometer vários assaltos foram presos pela Polícia militar. Davi da Silva Monteiro, com ele foi apreendido um revolver Cal. 38 e Eduardo Henrique Prata Silva foram reconhecidos por cometer assaltos na noite de ontem. Davi confessou também ter, em companhia de Eduardo, praticado um roubo dias atrás no posto Leal da 34ª rua, de onde levaram a bolsa da frentista. Os dois foram pegos em função da placa da moto que foi repassada para a Polícia Militar. IMG-20150514-WA0006moto davi
A gaurnição dos cabos Almeida, Garcia e soldado Clézio efetuaram as prisões com o apoio do Serviço Reservado do 15º BPM.
≤≥ Blog RPI /rota policial de Itaituba

Número de assassinatos com arma de fogo no Brasil é o maior desde 1980


A edição 2015 do Mapa da Violência, divulgado nesta quarta-feira (13), apontou que o Brasil registrou, em 2012, os maiores números absolutos e taxa de homicídios desde 1980 --ano em que começou a ser feito o estudo.
O levantamento leva em conta dados do Subsistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde. Segundo o levantamento, 40 mil pessoas foram assassinadas por algum tipo de arma de fogo em 2012, uma taxa de 20,7 assassinatos para cada 100 mil habitantes. Os assassinatos por arma de fogo responderam por de 71% todos os 56 mil homicídios registrados no país naquele ano.
A taxa de 2012 é a maior da série histórica do Mapa da Violência, que começou em 1980 e vai até 2012 --ano mais recente com dados do sistema.  Até então, a maior taxa de homicídios tinha sido registrada em 2003 --ano de lançamento do Estatuto do Desarmamento--, quando ficou em 20,4 por cada mil.
Segundo o coordenador do estudo, o sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, o período de queda da taxa de mortalidade iniciada em 2004, logo após a campanha do desarmamento, foi freada por medidas que deveriam acompanhar a entrada em vigor do estatuto não foram adotadas --e a violência armada voltou crescer no país nos últimos anos.
"Quando você vê um conflito, uma briga na rua com facas, por exemplo, a primeira medida a ser tomada é desarmar os envolvidos. Depois se vê o que se faz para resolver o problema deles. Mas desarmar não é resolver o conflito. No Brasil, primeiro começou a se desarmar, mas os conflitos seguiram. Então você não resolveu o problema. Seriam necessárias uma série de medidas, como melhoria no sistema penitenciário, que não foram feitas", afirmou.
O sociólogo disse que os dados preliminares de 2013 já mostram que o panorama não deve ser alterado e que a taxa de homicídios por arma de fogo deve seguir alta.
"Temos dados de alguns grandes Estados, mas não ainda de todo o país; mas já dá para perceber que esses números devem se manter, não há nada que aponte para uma redução em breve", disse.

Mortes violentas

Levando em conta os assassinatos, acidentes, suicídios e causas indeterminadas, entre 1980 e 2012, as armas de fogo foram responsáveis por 880 mil mortes no Brasil.
"Nesse período, as vítimas passam de 8.710 no ano de 1980 para 42.416 em 2012, um crescimento de 387%. Temos de considerar que, nesse intervalo, a população do país cresceu em torno de 61%", informou o texto do estudo.
O estudo apontou que a evolução da letalidade das armas de fogo não ocorreu de forma constante. O mapa mostra que, entre 1990 e 2003, o crescimento foi "sistemático, com um ritmo acelerado de 6,8% ao ano".
"Depois do pico de 39,3 mil mortes em 2003, os números, num primeiro momento, caíram para aproximadamente 37 mil, mas depois de 2008 ficam oscilando em torno das 39 mil mortes anuais para dar um pulo em 2012: 42,4 mil. O Estatuto e a Campanha do Desarmamento, com início 2004, constituem um dos fatores determinantes na explicação dessa mudança. Entre os jovens, o processo foi semelhante, mas com maior intensidade", explica o estudo.
Outra constatação é que as mortes por armas de fogo avançaram em direção ao interior do país.
"Se o país entre 2002 e 2012 registra um aumento de 11,7% no número de vítimas de armas de fogo, nas capitais houve uma queda de 1,6%", ressalta.
O levantamento também traz uma comparação das taxas de mortalidade por armas de fogo de 90 países ou territórios, o qual o Brasil ficou na 11ª posição.
A Venezuela lidera o ranking com taxa de 55,4 óbitos por armas de fogo. Coreia do Sul, Japão, Marrocos e Hong Kong aparecem com taxa zero de mortes por armas de fogo.

Diferenças regionais

O estudo aponta para a existência de vários "brasis" no quesito violência armada. Nos últimos anos, enquanto a região Sudeste apresentou redução nas taxas, Norte e Nordeste viram as mortes por arma de fogo explodirem entre 2002 e 2012.
"Pode ser observado o forte crescimento da mortalidade na região Norte --135,7%-- na década. Em menor escala, também no Nordeste o crescimento foi elevado: 89,1%. Na Região Norte, Pará e Amazonas atuam como carro-chefe desse crescimento, mais que triplicando o número de mortes por armas de fogo no período. Já no Nordeste, a maior parte dos Estados apresenta elevados índices de crescimento, com destaque para o Ceará e o Maranhão", aponta o mapa.
As regiões Sul e Centro-Oeste tiveram crescimentos mais moderados nas taxas, de 34,6% e 44,9%, respectivamente.
Já o Sudeste foi a única região a evidenciar queda na década, com diminuição de 39,8% na taxa. "Essas quedas foram puxadas, fundamentalmente, por São Paulo, cujos números em 2012 caem 58,6% com relação ao ano de 2002 e também Rio de Janeiro, com queda de 50,3%. Já Minas Gerais teve um significativo aumento de 53,7%", diz o estudo.
A liderança entre os Estados com mais mortes por arma de fogo continua sendo de Alagoas, com taxa de 55 por cada 100 mil, mais de 15 pontos à frente do segundo colocado, o Espírito Santo, que teve taxa de 38,3 por cada 100 mil.
Entre as capitais, Maceió também lidera, com taxa de 79,9 por cada 100 mil. Levando em conta os anos de 2002 e 2012, apenas 12 capitais conseguiram reduziram a taxa entre 2002 a 2012. O Rio de Janeiro foi a que teve a maior queda, de 68,3%. Já São Luís teve a maior alta: 316%.
O estudo também calculou as taxas de mortalidade nos 1.669 municípios com mais de 20 mil habitantes.


 No caso deles, para evitar distorções, a média de mortes por armas de fogo considerada levou em conta os anos 2010 a 2012. O município de Simões Filho, na Grande Salvador, aparece com a maior taxa de mortalidade, tanto na população total, quanto entre os jovens: 130,1 e 314,4 óbitos para cada 100 mil habitantes, respectivamente.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Ministro da Defesa da Coreia do Norte é 'executado com tiro antiaéreo'



O ministro da Defesa da Coreia do Norte foi executado com um tiro de bateria antiaérea em frente a centenas de pessoas por ter mostrado deslealdade ao presidente, Kim Jong-un, segundo informações apresentadas pelo serviço secreto sul-coreano ao Parlamento do país.

A agência de notícias sul-coreana Yonhap disse que os parlamentares ouviram que Hyon Yong-chol foi executado em 30 de abril.

Hyon teria adormecido durante um evento com Kim Jong-un e não cumpriu ordens.

Informações de eventos ocorridos na Coreia do Norte, entretanto, são difíceis de serem confirmadas independentemente.

Pouco se sabe sobre Hyon, mas se acredita que ele tenha sido general desde 2010. Ele pertenceu ao comitê do funeral do ex-líder Kim Jong-il em dezembro de 2011, um indicativo de influência crescente, e foi nomeado ministro da Defesa no ano passado.

Analistas disseram à BBC que a troca de ministros é frequente no Norte, mas a execução de uma autoridade tão próxima a Kim é surpreendente e causa preocupações sobre a estabilidade do país.

'Poder e autoridade'

NK News, um site de análise de notícias da Coreia do Norte, disse que a última aparição pública de Hyon na mídia estatal foi um dia antes da suposta execução.

Mike Madden, do grupo North Korea Leadership Watch, que monitora o governo do país, disse à BBC que, se verdadeira, a execução é uma "demonstração de poder e autoridade" e um sinal de que o líder norte-coreano "não se sente seguro".

Kim Jong-un tem substituído diversas autoridades desde que assumiu o poder.

O caso mais conhecido envolveu seu tio Chang Song-thaek, que chegou a ser considerado a segunda pessoa mais importante do país.

Ele foi preso em dezembro de 2013 diante de um encontro do partido, considerado culpado por traição e executado imediatamente.

A decisão foi vista como uma maneira do jovem Kim demonstrar sua autoridade.

No mês passado, grupos de direitos humanos divulgaram imagens de satélite que mostraram atividade excepcional numa área de tiros no centro de treinamento de Kanggon em outubro de 2014.

O Comitê para Direitos Humanos na Coreia do Norte disse que as imagens - que não puderam ser confirmadas - mostraram grandes armas mirando um alvo bem próximo, uma área para espectadores e diversos veículos de passageiros.

Segundo o grupo, "a explicação mais plausível" para a imagem seria a realização de "uma execução pública horrível" por tiros de bateria antiaérea
(BOL/BBC)

terça-feira, 12 de maio de 2015

Programa quer garantir acesso à banda larga a 95% da população até 2018

O ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, disse hoje (12) que a nova fase do Programa Banda Larga para Todos tem como meta garantir o acesso ao serviço para 95% da população, até 2018. Assim, estima-se um total de 300 milhões de acessos à banda larga, no ano da projeção. Para chegar a esses números, o governo terá o desafio de criar condições para baratear o custo do serviço, inclusive em comunidades de difícil acesso.



“Há um estudo das Forças Armadas que quer fazer fibra ótica subaquática em todos rios da Amazônia. Passar na floresta é algo absolutamente complexo. Portanto é mais rápido lançá-las nos rios da região”, disse Berzoini durante audiência na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado. Segundo o ministro, serão necessários entre R$ 6 bilhões e R$ 8 bilhões para o projeto. “Para localidades onde a fibra ótica não tenha chegado, a ideia é usar satélites. Ano que vem lançaremos um satélite para comunicação militar que ajudará a levar internet para locais onde a fibra ótica não é acessível”, disse Berzoini ao lembrar que as constantes mudanças tecnológicas encarecem os serviços prestados pelo setor de telecomunicações. Nesse sentido, ele defendeu um tratamento orçamentário diferenciado para esse setor no ajuste fiscal em curso.

Outras ferramentas que Berzoini destacou como relevantes para a inclusão social no Brasil são as emissoras de televisão comunitárias e públicas. “A interatividade é algo que foi definido quando da implantação da TV digital. Temos compromisso de assegurar que essa interatividade seja um instrumento de inclusão social para a população de baixa renda.”

“Testes feitos pela EBC [Empresa Brasil de Comunicação] para avaliar o impacto social [da interatividade da TV com serviços sociais] em João Pessoa [PB] e em uma região de menor inclusão social em Brasília foram muito positivos porque demonstraram que a população pôde acessar o serviço público de forma mais fácil e econômica, inclusive para conseguir emprego. Estimamos ser possível termos um conversor com interatividade a um custo adequado”, acrescentou.

Berzoini defendeu também a desburocratização da radiodifusão no país, de forma a dar mais agilidade aos processos de concessão no setor: “Precisamos de uma legislação extraordinária que dê eficácia para atender aos atuais dispositivos constitucionais, que são extremamente bem formulados e estruturados. E [precisamos] de debates para formularmos propostas que assegurem a liberdade de expressão como pilar da democracia, para que todos os brasileiros se sintam contemplados dentro desse dispositivo”.
(Agência Brasil)

Polícia Militar prende dois homens com armas de fogo em Itaituba

A PM através do seu Serviço Reservado, na tentativa se antecipar ao crime, conseguiu no dia de ontem, 11/05, lograr êxito ao pender dois homens por portar e ter guardado consigo arma de fogo, William Almeida da Silva, 28, foi preso numa abordagem dos policiais do Reservado e durante a a prisão dele acabou relatando que um conhecido também tinha uma arma. A viatura do Policiamento Diário foi acionada e montou-se  uma operação para prender Elinaldo Santos Barreto, 32, que levou os policiais, após sua detenção, ao local onde guardava a arma. 

≤≥ Blog RPI /rota policial de Itaituba

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Buscas por piloto desaparecido continuam

Atualizado 17h00

Segundo informações divulgadas no inicio da tarde de hoje, o corpo do piloto "Celsinho" já foi encontrado.

O corpo do piloto Celso Gomes de Araujo, o Celsinho, de 40 anos, foi encontrado na manhã desta segunda-feira (11), informou a Polícia Civil, na tarde de hoje.
O corpo teria sido encontrado por indígenas, boiando no rio Curuá, a cerca de 20 quilômetros de onde os destroços do monomotor que a vítima pilotava foram encontrados.


Um dos mais experientes e antigos pilotos comercial da região sul do Estado está desaparecido depois que sua aeronave sumiu, no início da tarde de sábado (9) próximo à aldeia indígena Baú na região do município de Novo Progresso sul do Pará. Após 24 horas, soube-se que a aeronave caiu no rio Baú próximo ao rio Curuá. O piloto, conhecido por “Celsinho” continua desaparecido. Uma equipe de amigos do piloto, e colaboradores voluntários, seguiu para aldeia com quatro mergulhadores e equipamentos.
Segundo informações do local o experiente piloto “Celsinho”, segundos antes de cair avisou pelo rádio que estava com pane na aeronave. Na tarde de ontem, a equipe de buscas conseguiu encontrar a aeronave praticamente destruída. Dentro dela havia alguns pertences do piloto, como sapato e documentos. A aeronave estava sem as duas portas, apresentando a possibilidade de ter batido em uma arvore e caído dentro do rio. A aeronave estava de cabeça dentro d’água e uma equipe com balsa conseguiu, na tarde de ontem, retirá-la do rio.
O banco da aeronave se desprendeu junto com o cinto. Foram encontrados marca de sangue e cabelo, que podem ser do piloto. 

O local é de difícil acesso, três aldeias indígenas chegaram para ajudar nas buscas. Os indígenas estão dando total apoio à equipe com buscas pela mata também estão sendo feitas durante o dia e suspensas a noite.

SEXTO ACIDENTE

No aeroporto de Novo Progresso, o colega do piloto vitimado conhecido como Justino montou uma base de rádio frequência se comunicando com a aldeia Baú onde centraliza as buscas. A gravidade do acidente indica que a possibilidade de encontrar o piloto com vida é remota. Essa foi a sexta vez que “Celsinho” sofreu acidente aéreo.
(Diário do Pará)

o acidente aconteceu no sábado (09/05).


sexta-feira, 8 de maio de 2015

Comerciante mata um homem na 38º rua do bairro Vitória Régia em Itaituba

foto de arquivo
Na noite de hoje, 08/05, o dono do comercial Yasmin matou a tiro um homem conhecido por "Dedi". As informações iniciais é de que o comerciante Iran Maia Leandro matou para não ser morto, pois a vítima teria ido ao comercio do acusado disposto a receber o pagamento a qualquer custo.

Segundo informações que foram repassadas à polícia dão conta que Decimar Rodrigues dos Santos, teria vendido uma vaca para o comerciante, mas na hora do pagamento eles não chegaram a um acordo quanto ao valor a ser pago, pois Iran teria dito que pagaria só por uma banda do animal, já que não tinha apurado todo o dinheiro, fato não aceito pela vítima e, então, começaram uma discussão, que terminou em briga, com o comerciante dando um tiro  no peito da vítima e fugindo em seguida.

Quanto à violência que vivemos hoje é difícil se encontrar um culpado, pois talvez não haja, se não toda a sociedade, que se omite diante do problema e acha que enquanto estiver morrendo bandido, está tudo bem, mais não é bem assim. A impunidade gera a certeza que cada um tem que fazer justiça por si mesmo, com as próprias mãos. 

O que levou a vítima a tentar receber o pagamento por aquilo que vendeu na marra, tentando obrigar o comerciante a pagá-lo? Será que a falta de um meio justo é rápido de conseguir o pagamento não seria a causa? Será que quando matam para punir a algum desafeto não se têm a certeza que mesmo que seja preso, logo consegue a liberdade? E quem está por trás dessa sensação que que se tem de resolver  tudo sem o auxílio do estado? E eu respondo. A sociedade como um todo é culpada. Quando  a polícia prende alguém que sabemos quer é culpado e em poucos dias está solto é porque houveram falhas no processo ou nas pessoas envolvidas. E os motivos são muitos. A falta de compromisso de fazer valer a lei por todos, desde as testemunhas, até o juiz que julga e solta, mesmo podendo manter pessoas nefastas à sociedade presas, dando a demostração clara que quem transgride a  lei é pessoa não grata ao Estado, pois prejudica a coletividade. Mas para que isso aconteça é preciso inquéritos robustos de provas. Denúncia da promotoria bem embasada e acima de tudo, que a sociedade cobre o cumprimento da lei ou então continuaremos a ver cada um buscando se dar bem, enquanto a sociedade é prejudicada e contraventores fiquem na impunidade. E quando os honestos também decidirem fazer sua própria lei para punir os fora da lei não haverá mais pessoas dentro da lei
≤≥ Blog RPI /rota policial de Itaituba

Portos paraenses são saída para logística do país

                                (Foto: Bruno Carachesti)
Sindicato dos Operadores Portuários do Pará avalia desafios ao setor:
 movimentação vem diminuindo, apesar de sermos solução para logística 

Entre realidade e prática, um enorme e caro abismo. De um lado, o Pará com sua riqueza hidrográfica única. De outro, os grandes mercados consumidores, ainda inalcançáveis, apesar de toda essa vantagem natural, por conta da falta de investimentos em infraestrutura portuária. “Nossos portos são os mais bem localizados para a saída dos produtos nacionais. Atraindo esta carga para o Estado, os produtores seriam os mais beneficiados, ganhando muito em competitividade”, afirma Alexandre Carvalho, presidente do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado do Pará (Sindopar), sobre os principais entraves e desafios ao futuro do setor portuário paraense, cuja movimentação vem diminuindo. A edição do Anuário dos Operadores Portuários do Estado do Pará (2014/2015), lançada no final de fevereiro, aponta: o setor enfrenta dificuldades para liderar as atividades dos portos do país, responsáveis pelo escoamento de 95% da produção brasileira. “A carga não tem ‘pezinhos’. Temos que fazer com que ela se movimente até o porto”, pondera. Confira a entrevista:

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Assaltante “Novo” teria forjado a própria morte para não morrer de verdade

IMG-20150505-WA0051IMG-20150505-WA0052IMG-20150506-WA0017
Ontem surgiu na rede social whatsApp fotos que seriam do assaltante mais conhecido por “Novo”. Junto com essas fotos surgiu o comentário que teria sido morto em Rondônia, porém até o momento não surgiu nada que possa confirmar tal fato e, aparentemente, trata-se de uma jogada daquele que é tido como um dos mais perigosos bandidos da região.
Diante da sequência de comparsas de “Novo” que morreram nos últimos meses é possível que sua equipe de criação tenha buscado uma forma de protegê-lo criando uma falsa morte, fato que é visto em filmes e pode ter influenciado Orismar Santana de Sousa, vulgo "Novo", a tentar despistar a quem queira exterminá-lo.
O paradeiro do assaltante é incerto e não sabido desde que ele foi acusado de ter roubado a proprietária da lotérica da Cidade Alta numa quantia de 40 mil reais.
Ainda não se conseguiu identificar quem teria divulgado essas fotos, que sendo do bandido, mostram que ele pode deixar de atuar como assaltante e passar a atuar como figurante em filmes de terror.
≤≥ Blog RPI /rota policial de Itaituba

Dupla de assaltantes é presa pela Polícia Militar em Itaituba

Essa dupla, Fabiano Bonifácio dos Santos e Alex Oliveira da Silva, estava na noite praticando assaltos na cidade nesta terça feira, 05/05. De posse de um revolver calibre 38 esses ladrões ameaçavam e subtraiam aparelhos celulares das vítimas. Por volta das 20h50 eles foram pegos por uma guarnição do GTO, ao comando do sargento Altamiro. Fabiano, o com camisa de colégio está com audiência marcada para este mês para ser julgado por prática de roubo de moto, crime que ele é acusado de ter cometido em companhia de outro elemento.


≤≥ Blog RPI /rota policial de Itaituba

terça-feira, 5 de maio de 2015

Suspeito de envolvimento com o tráfico de droga é assassinado na Vila Nova em Itaituba

capaantonio maarcos ribeiro do nascimentoiml
Às 22h25 de ontem, 04/05, a Polícia Militar foi informada de um baleamento ocorrido no bairro São José, onde foi morto com pelo menos dois tiros na cabeça Antônio Marcos Ribeiro do Nascimento, 26 anos, conhecido pelo apelido de neném. Segundo familiares neném tinha acabado de tomar banho, quando foi chamado para ir até a rua para conversar com um homem. Ele foi ao encontro dessa pessoa e logo em seguida ouviu-se dois disparos. Contou uma testemunha que o assassino logo em seguida seguiu para a Vila Caçula, onde um motoqueiro o aguardava. No trajeto até o comparsa ele efetuou alguns disparos para impedir que testemunhas pudessem observá-lo com maior detalhe, dificultando assim a sua identificação.
No local do crime ninguém soube informar em que trabalhava a vítima e que, possivelmente, fosse envolvido com o tráfico de drogas, pois o local onde ele ficava costumeiramente até altas horas da noite é muito procurado por viciados. Um fato que chamou a atenção é que durante a tarde um elemento suspeito de tráfico foi vítima de tentativa de homicídio e que teria escapado porque ao apontar a arma para a cabeça da vítima o criminoso percebeu não se tratar da pessoa que queria eliminar, tendo atirado, mas sem atingir tal pessoa..
Esteve presente no local o comandante do 15º Batalhão acompanhando as investigações feitas pelo serviço Reservado da PM de Itaituba. A suspeita que é mais aceita, até o momento, é de haver uma disputa pelo mercado de entorpecente, porém não se conseguiu vislumbrar qualquer relação deste crime com o homicídio do dono de um hotel ocorrido dia 02/05.
A Polícia Militar ficou no local do crime das 22h30 até a 00h45, quando o IML removeu o corpo para a perícia, fato que incomodou a família e vizinhos que ficaram por mais de duas horas aguardando a chegada do órgão encarregado da remoção.                                                         
≤≥ Blog RPI /rota policial de Itaituba


sábado, 2 de maio de 2015

Homem é morto a tiros em Itaituba neste sábado


Neste sábado, 02/05, houve um homicídio em Itaituba na avenida Belém. Segundo informações da Polícia Militar a vítima foi Wilson Chaves da Silva, proprietário do hotel W Silva, que fica na avenida Belém, entre a travessa 15 de Agosto e a Transamazônica.


















O crime foi cometido por dois homens que estavam em uma moto Bros, de cor preta, que chegaram no local e efetuaram, de imediato, vários disparos contra a vítima. Neste momento a Polícia Militar preserva o local do crime e tenta encontrar as primeiras pistas que levem ao esclarecimento de mais um crime em Itaituba. Um fato que chamou a atenção foi a frieza dos assassinos que praticaram o crime na frente da filha do morto.
≤≥ Blog RPI /rota policial de Itaituba