domingo, 30 de abril de 2017

Lula em primeiro e Bolsonaro em segundo aponta radicalização na política, diz especialista

Jornal do Brasil
Felipe Gelani *
Mesmo com todas as denúncias que associam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva às investigações da Operação Lava Jato, ele continua ampliando sua liderança nas pesquisas para a eleição à Presidência em 2018. É o que aponta a última pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (30). O outro grande destaque da pesquisa é a ascensão de Jair Bolsonaro (PSC-RJ), que já aparece em segundo lugar na disputa.
Segundo o professor do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, Paulo Baía, a
presença dos dois políticos em destaque na pesquisa aponta para a radicalização do cenário político. Caso os dois políticos venham a disputar um eventual segundo turno nas eleições de 2018, "veríamos uma radicalização do debate, pois são dois extremos do espectro político”.
Para Paulo Baía, “a ascensão de Bolsonaro se dá pela crise ética na política nacional. As pessoas não se sentem representadas pelos nomes que são tradicionais na política. Vai além de diferenças ideológicas”, diz, acrescentando: “Apesar de já estar há tempos na política, Bolsonaro é um nome novo postulando um novo cargo, enquanto que os tucanos Aécio [Neves] e [Geraldo] Alckmin já passaram por um desgaste, como governadores e com as acusações. É um desgaste que afeta todos os nomes tradicionais”, complementou.

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Dupla suspeita de assalto é presa com arma de fogo em Itaituba




Nesta sexta feira (28) por volta das 21:30 foram presos por policiais militares dois homens suspeitos de prática de roubo, Hidelberg Gonçalves Fernandes, 23 anos e Elverlan  Andrade Coelho, "neguinho", também de 23 anos. Ambos já tem várias passagens pela delegacia e presídio de Itaituba. Eles foram presos quando estariam se preparando para cometer assaltos. Com a dupla a PM encontrou um revolver cal. 32 com seis munições. Também foi apreendida a moto que eles utilizavam para facilitar a prática delituosa, inclusive, com a placa adulterada com fita isolante, mudando a numeração que originalmente é osx-0034 para osx-8034, para inviabilizar que a polícia chegasse até eles. Os dois foram autuados pela prática de porte  ilegal de arma de fogo e adulteração de sinal de identificação de veículo. A prisão foi realizada pela guarnição do sargento Soares, cabo Garcia e soldado Melo, evitando que os delinquentes praticassem crimes contra a sociedade itaitubense nesta noite.


≤≥ Blog RPI

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Parlamentares modificam MP para permitir mineração em Parque no Pará

Deputados e senadores acertam os últimos detalhes do relatório da MP 758 antes da votação simbólica. Na foto, deputado Josué Bengtson (PTB-PA); senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA); relator José Reinaldo (PSB-MA) e senador Paulo Rocha (PT-PA). Foto: Roque de Sá/Agência Senado.

Um dia após aprovarem um texto recortando ainda mais a Floresta Nacional de Jamanxim, parlamentares membros de outra comissão mista votaram para desmembrar outras duas Unidade de Conservação do oeste do Pará: o Parque Nacional de Jamanxim e a Floresta Nacional de Itaituba II, que originalmente não estava na matéria. As mudanças beneficiam mineradores que exploram ouro na região.
Em dezembro, o governo Temer alterou, via Medida Provisória, os limites do Parque Nacional de Jamanxim. A mudança foi pontual: 862 hectares foram tirados para dar lugar a ferrovia Ferrogrão. Em compensação, o governo anexou 51 mil hectares de uma área pertencente à Área de Proteção Ambiental (APA) do Tapajós no Parque. Após a ampliação, o parque passou a abrigar um território de 909 mil hectares e a APA do Tapajós passou de 2.039.580 hectares para 1.988.445 hectares. Isso até a Medida Provisória ir para o Congresso.
Após tramitar em uma comissão mista formada por deputados e senadores, a matéria foi descaracterizada. Foram apresentadas 7 emendas à proposta original em fevereiro. O relator, deputado José Reinaldo (PSB-MA), acatou parcialmente 4 emendas. A votação, feita em menos de 10 minutos na manhã desta quarta-feira (12), incluiu a diminuição na Floresta Nacional de Itaituba II e a criação de mais três Áreas de Proteção Ambiental: a APA de Rio Branco, a APA de Carapuça e a APA de Trairão.

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Assassino é conduzido para a seccional e liberado em seguida em Itatuba

Na noite de ontem (11), por volta das 21h30, na primeira rua do bairro da Paz, conhecido como invasão da Coca, ocorreu o homicídio de Cilande dos Santos Silva, 34 anos de idade. Cilande sofreu várias perfurações de um facão transformado em faca. O acusado Carlos Alexandre de Sousa Oliveira, 24 anos, foi conduzido  à delegacia pela Polícia Militar na madrugada de hoje, porém foi liberado logo em seguida a ser ouvido porque uma parente dele teria ligado para o Corpo de Bombeiros informando que ele queria se entregar e teve o benefício controverso de responder em liberdade assegurado pelo delegado Conrado Wolfring. Controverso porque o assassino não se apresentou ao delegado, apenas se entregou a uma guarnição da PM por se sentir acuado pelo cerco policial feito desde que o crime foi cometido. Certo é que ele, que estaria em companhia vários amigos, assassinou brutalmente um desafeto que já lhe teria, segundo o homicida confesso, batido em um campo futebol e, ontem, teria lhe xingado, bastando para que o assassino fosse à sua residência e se armando com facão, voltasse para dar fim na vida da vítima.
≤≥ Blog RPI

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Nova ferrovia deverá ligar Lucas do Rio Verde (MT) a Itaituba (PA)

Nova ferrovia pretende aliviar tráfego da BR-163 rumo aos portos do Norte

Alternativa considerada mais viável para o escoamento da produção agrícola de Mato Grosso, o corredor rumo aos portos do Arco Norte deve ter um reforço nos próximos anos. Uma ferrovia paralela à BR-163 é vista como solução para consolidar a rota para os terminais de carga de Miritituba (PA).

Chamada tecnicamente de EF-170, a linha, que está apenas em estudos, recebeu um nome bem sugestivo de sua finalidade: Ferrogrão. “Faz frente à expansão da fronteira agrícola e à demanda por uma infraestrutura integrada”, justifica o Ministério dos Transportes no informe sobre o projeto.
A ferrovia deve ter 1.142 quilômetros de extensão, ligando Lucas do Rio Verde (MT) a Itaituba (PA). São estimados investimentos de R$ 12,6 bilhões, que incluem desde a desapropriação de áreas, passando pelas compensações ambientais, até o assentamento dos trilhos e a operação dos trens no transporte de cargas.

“A EF-170 trará alta capacidade de transporte e competitividade ao corredor, que já está em consolidação pela BR-163”, defende o Ministério dos Transportes.
“O principal efeito da ferrovia é aumentar a competitividade. E o impacto ambiental será menor que o da rodovia”, garante ele. Estudos feitos em 2015 pelo consórcio apontavam que, se em 2020 a ferrovia estivesse em operação, 87% da produção de Mato Grosso seria escoada por trem. Só pela Ferrogrão, seriam transportados cerca de 20 milhões de toneladas de grãos. O Ministério dos Transportes estima que, em 2050, o volume transportado pela estrada de ferro rumo a Miritituba seja superior a 42 milhões de toneladas.

Os estudos sobre a obra estão em fase final de ajuste pelo governo. Antes da publicação do edital, o projeto será submetido a consultas públicas e  passará pela avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU). O leilão de concessão – válida por 65 anos – está previsto para o segundo semestre deste ano.

Caso vença o leilão, o consórcio formado pelas tradings de grãos e pela EDLP planeja construir a Ferrogrão em cinco anos. O investimento seria 30% de capital próprio e os outros 70% financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)

Fonte: http://www.cenariomt.com.br/2017/04/06/nova-ferrovia-vai-ligar-lucas-do-rio-verde-a-itaituba-pa/
≤≥ Blog RPI

Polícia Militar recapturou fugitivo da justiça de Itaituba no distrito de Moraes Almeida



Polícia Militar prendeu na quarta feira (05) no distrito de Moraes Almeida o apenado Israel Lisboa, foragido da justiça de Itaituba. Ele é condenado pelo crime de homicídio contra Robson da Cruz Bezerra, ocorrido em 2009 na comunidade de Pimental. Condenado a uma pena de oito anos de reclusão, ganhou a progressão de liberdade, sendo solto em 2012, porém devido não cumprir regras de apresentação à justiça, teve alterada sua pena do aberto para semiaberto e consequente mandado de prisão expedido pela justiça. A
Captura de Israel se deu por causa de denúncia de agressão feita contra a irmã dele. Ao ser preso se descobriu que ele era procurado pela justiça da comarca de Itaituba.
Pelo crime de agressão ele foi encaminhado para a delegacia de Novo Progresso, mas provavelmente será transferido para Itaituba para cumprimento do resto da pena a que tem condenação.
≤≥ Blog RPI

terça-feira, 4 de abril de 2017

Foragido da Polícia é preso em Belém em teste para ser PM

Diogo da Silva foi detido na manhã desta segunda-feira (04) na Escola Superior de Educação Física, bairro do Marco, em Belém. O motivo? Diogo é foragido da Justiça do Estado do Ceará, onde responde por homicídio. Isso mesmo. O procurado pela polícia no estado nordestino queria ser PM no Pará.
Segundo a Polícia Civil, Diogo foi levado para a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), onde prestará depoimento. A expectativa é que ele fique preso e depois seja levado de volta para o Ceará. Para isso, é necessário autorização judicial pra transferência.

O concurso

A terceira etapa do Concurso para a PM é a de testes físicos, que segue até o dia 10 de abril. Já a quarta etapa, de avaliação psicológica, será realizada de 14 a 23 de maio. A estimativa, segundo o cronograma oficinal, é que os aprovados comecem o curso de formação no início de julho.
fonte: DiárioOnline
≤≥ Blog RPI