sexta-feira, 14 de julho de 2017

Governo apresenta projeto de lei que reduz floresta na Amazônia, no entorno da BR-163


Pouco menos de um mês após o presidente Michel Temer vetar a polêmica Medida Provisória 756, que reduzia a Floresta Nacional de Jamanxim, no Pará e uma semana depois de oito viaturas do Ibama terem sido queimadas na BR-163, próximo à região, o governo cedeu à pressão de ruralistas e enviou na noite desta quinta-feira (13) ao Congresso, um projeto de lei propondo uma diminuição da proteção da floresta.
O novo texto prevê uma mudança nos limites da Flona, levando a uma redução de 349.046 hectares. Essa área será transformada em Área de Proteção Ambiental (APA), o nível menos restritivo de unidade de conservação. A floresta passa a ter 953.613 ha.
É um corte menor que o proposto pela MP, de 486 mil hectares, mas maior do que dizia o texto original da MP, feito pelo governo, que falava em 304 mil hectares. Por meio de nota, o Ministério do Meio Ambiente disse que o objetivo é resolver conflitos decorrentes desde a criação da flona, em 2006.
A justificativa também é citada no PL: "A área onde se localiza a Floresta Nacional do Jamanxim tem sido palco de recorrentes conflitos fundiários e de atividade ilegais de extração de madeira e de garimpo associados a grilagem de terra e a ausência de regramento ambiental. Com reflexos na escalada da criminalidade e da violência contra agentes públicos, sendo necessária a implantação de de políticas de governo adequadas para enfrentar essas questões".
De fato, quando a flona foi delimitada, havia gente morando lá dentro que deveria ou ter sido indenizada ou ter tido sua propriedade retirada dos limites da unidade. De lá para cá a situação só piorou e Jamanxim é a unidade de conservação onde mais cresceu a taxa de desmatamento.
Cálculos originais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que balizaram o texto original da MP, porém, sugeriam que uma redução de 35 mil hectares seria o suficiente para resolver esse conflito. Para ambientalistas, a área dez vezes maior vai regularizar grileiros que chegaram ali depois da criação da Flona..
ambientalistas, a áreas dez vezes maior vai regularizar grileiros que chegaram ali depois da criação da Flona.... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/ag-estado/2017/07/14/governo-apresenta-projeto-de-lei-que-reduz-floresta-na-amazonia.htm?utm_source=facebook.com&utm_medium=social&utm_campaign=fb-noticias&utm_content=geral&cmpid=copiaecola
Matéria completa em: https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/ag-estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

colabore: envie seu comentario para o blog