segunda-feira, 27 de julho de 2015

Governo anuncia construção de nova casa penal em Itaituba

A Susipe anunciou a construção de novas unidade prisionais no oeste paraense nos municípios de Itaituba e Altamira. Em Itaituba, o Estado está em processo de verificação de terreno para o início do processo de construção da casa penal. Lá, já existe uma unidade penal com capacidade para quase 300 presos. Em Altamira, serão construídas três novas unidades para os regimes fechado, semiaberto industrial e feminino. (Texto de Alailson Muniz)
(Agência Pará de Notícias)

Ex presidiário é preso por "Maria da Penha" e posse de entorpecente em Itaituba

A guarnição do sargento Araujo prendeu na manhã de ontem, 26/07, Francinaldo de Sousa Menezes, que tem passagem pelo presídio de Itaituba por prática do crime de tráfico de droga. Ontem a prisão foi por dois motivos, ele foi acusado pela companheira de agressão e para piorar a situação os policiais encontraram produto que provavelmente seja entorpecente, o que levou ao enquadramento na prisão por tráfico e por agressão à mulher, crime denominado como "Maria da Penha".
≤≥ Blog RPI

sábado, 25 de julho de 2015

BEC encontra ossada próximo a Miritituba em desvio da BR 163

Na manhã de ontem, 24/07, militares do BEC que estão trabalhando na BR 163 acionaram o destacamento da Polícia Militar em Miritituba por terem sido avisados por trabalhadores que atuam na obra de terem encontrado uma ossada de uma pessoa a 4 km da vila de Miritituba, no desvio da estrada. Ao lado dos ossos também foram encontradas algumas vestimentas e uma identidade que provavelmente seja da vítima. Até a tarde de ontem ninguém  tinha reconhecido a identidade encontrada que pertence a Roberto Melgueiro Alves, 56, mas após a perícia, a Polícia civil iria investigar a origem da vítima.
≤≥ Blog RPI

Dupla que vem infernizando donos de lojas com práticas de furtos é presa pela PM em Itaituba

Na tarde ontem, 24/07, depois de cometer mais um furto numa loja de confecções a dupla de larápios acabou pega pela Polícia Militar. A guarnição do sargento Luiz Fabiano prendeu em flagrante os dois, Manoel Frota, 24  e Samuel Fontineles Santos, 21. A proprietária compareceu na delegacia  e disse que eles levaram várias peças de roupa, porém até a apresentação eles tinham devolvido apenas uma. Há vários dias que eles vem praticando esse tipo de crime, sendo inclusive reconhecidos em filmagens de circuito interno de loja como os autores de crime semelhante.
≤≥ Blog RPI

terça-feira, 21 de julho de 2015

Bandido "Novo" é esfaqueado durante assalto com morte em Santarém


Assalto com morte na manhã desta terça feira, 21/07, em Santarém

O bandido "novo", Orismar Santana de Sousa,  teria anunciado o assalto contra um senhor de 63 anos que estava em uma mercearia fazendo compra  e ele reagiu, investindo contra o assaltante, chegando a furá-lo com uma faca, porém, outro bandido que dava apoio efetuou um disparo fatal, acertando a cabeça da vítima, Raimundo Rocha Galúcio. Em seguida os dois assaltantes fugiram em uma moto.

local onde aconteceu o homicídio

"novo"
Danzer
A informação então divulgada era de que o "novo" era um dos assaltantes envolvidos no crime e passou a procurá-lo, vindo a encontra-lo na tarde de hoje em uma casa no bairro Jaderlândia, onde estava escondido com um comparsa de crimes. Na sequência da operação outros integrantes de quadrilha foram presos, entre eles, um que participou do assalto ao dono do clube Boteco do Fabão em Itaituba, Danzer Jacinto da Silva.
com informações do blog do Elias Junior /≤≥ Blog RPI /rota policial de Itaituba

domingo, 19 de julho de 2015

Funcionário de empresa de ônibus morre em acidente na BR 163

No dia 16/07, por volta das 07h30, Michel Casimiro Ramos, 26 anos, morador de Miritituba e funcionário da empresa Ouro e Prata, gerente da garagem, morreu no km 17, entre entre Campo Verde e Itaituba, quando trafegava em uma moto Bros. Ao chegar em uma curva o jovem não conseguiu fazer a curva, passando direto e caindo e sofrendo lesões gravíssimas, morrendo anda no local. Na moto estava na garupa uma jovem de 19 anos, Maiara dos Santos Teixeira, que foi socorrida em estado grave para o hospital Municipal de Itaituba.


≤≥ Blog RPI /rota policial de Itaituba

O assalto ao Bradesco de Trairão e o evento midiático para enaltecer a cúpula da segurança pública

A Polícia Civil transferiu, nesta quinta-feira, 16, para Belém, cinco dos sete homens presos, por envolvimento na tentativa de roubo ao Posto Bancário do Bradesco, em Trairão, sudoeste paraense. A chegada dos presos aconteceu, por volta de 17h30, no Hangar do Estado, no Aeroporto de Val-de-Cães, e apresentação deles foi realizada na Delegacia-Geral, durante entrevista coletiva. Com os presos, foram trazidas para a capital as cinco armas de alto poder de fogo encontradas escondidas em uma fazenda, em Trairão: um fuzil Fal calibre 7,62; uma carabina calibre ponto 30 e três escopetas calibre 12. O armamento foi usado durante a ação do grupo armado que resultou na morte do gerente do banco, Rodrigo Coutinho. As prisões dos bandidos que praticaram a tentativa e  mataram o gerente do banco foi efetuada por policias militares destacados em Jacareacanga e a Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e da Companhia de Operações Especiais (COE), juntamente com policiais civis e militares da região prenderam duas pessoas que teriam dado apoio ao bando.
Jeferson Ferreira Linhares, Douglas Lima dos Santos,  Lucenildo Barbosa,  Luziel  Barbosa e  Edinélio Cavalcante Lima
A bem da verdade e apesar do alarde que fez o setor segurança pública, por pouco os bandidos que praticaram a tentativa de roubo e o homicídio contra o gerente do banco não fugiram para outro estado e, possivelmente, nunca mais fossem encontrados. Mas parece que a prisão se deu de forma perfeita, que a delegacia de repressão ao crime organizado fez um trabalho maravilhoso e colocou atrás das grades esse bando, porém não foi bem assim. A prisão dos bandidos que efetuaram o crime foi foi feita por policiais militares que atualmente estão trabalhando em Jacareacanga e por sorte e perspicácia dos militares que suspeitaram dos três bandidos e mesmo sem ter certeza daqueles homens terem envolvimento com o crime os mantiveram presos até terem a certeza de que realmente era parte da quadrilha. Interessante da história é que aqueles que prenderam os bandidos nem foram citados por aqueles que apareceram na mídia como se fossem os verdadeiros responsáveis pelas prisões. Verdade dita, ele prenderam em conjunto com a polícia que atua aqui três pessoas que tem envolvimento com crimes e teriam dado apoio logístico e de informação. E ainda dos quatro que praticaram o crime  um não foi preso, que segundo o trio seria o que efetuou os disparos que ceifou a vida do gerente Rodrigo Coutinho.
Lucenildo
Luziel
Douglas 

Durante o depoimento dos três, eles declinaram o local onde haviam deixado as armas usadas no crime. Os policiais civis e militares foram até uma fazenda, na zona rural de Trairão, onde levaram cerca de cinco horas para localizar o armamento escondido em um matagal. O dono da fazenda, Jeferson Ferreira Linhares, conhecido como "Jeferson Ostentação", foi preso acusado de dar apoio ao grupo criminoso e fornecer alimentação. Ele é dono de várias propriedades na região e suspeito de envolvimento em tráfico de drogas
Um fuzil Fal calibre 7,62, uma carabina calibre ponto 30 e três escopetas calibre 12
com informações da Polícia 
Edinélio Cavalcante Lima, de apelido "Irmão", é apontado como a pessoa que ajudou no transporte do grupo 

Robson Chaves Lucena era o olheiro do grupo, assim como Evandro Guimarães Souza
Com informações do site da Polícia Civil (www.policiacivil.pa.gov.br)
≤≥ Blog RPI /rota policial de Itaituba

Homem é morto a pedradas e facadas na Bela Vista em Itaituba

Na quinta feira, 16/07, foi encontrado o corpo de Gean Vanderley de Jesus, 29 anos, ao lado da telefônica Oi, em um terreno baldio, atrás de um galpão que está ainda em construção. Segundo o irmão a vítima morava ali perto, na 3ª rua, e que ela costumava beber por perto de onde ocorreu o crime. Ainda na noite da quinta feira se conseguiu o nome dos suspeitos que foram vistos no local em uma bebedeira. Já a vítima havia saído de casa por volta das 21 horas. Ainda segundo o parente de Gean existem imagens que mostram os suspeitos lavando as mãos e correndo do local. A polícia civil ouviu uma parente dos suspeitos que informou os nomes e onde moravam. Com as as informações espera-se que esses assassinos covardes sejam presos nos próximos dias. 



≤≥ Blog RPI

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Assaltos e morte preocupam bancários

O 27º assalto a banco registrado este ano no Pará deixou uma vítima fatal. Ocorrido na última sexta-feira, o crime resultou na morte do gerente Rodrigo Lima Coutinho, de 28 anos. Após ser baleado com um tiro na perna, durante um assalto à agência do Bradesco, em Trairão, sudoeste paraense, ele foi levado ao Hospital Municipal de Santarém, mas não resistiu ao ferimento e morreu no final da tarde do sábado (11). Rodrigo, que era casado e tinha uma filha, era o único bancário do Posto de Atendimento Avançado do Bradesco na cidade. Ele atuava na profissão havia 3 anos e seu corpo foi levado para Santarém, onde foi sepultado no último domingo.
Na sexta-feira, seria feito o pagamento dos funcionários da Prefeitura. A quadrilha, composta por 5 homens, pretendia roubar o dinheiro desse pagamento, que, por motivos operacionais, foi adiado para ontem (13). Dentro da agência, os bandidos renderam vários clientes. Inconformados com a falta de dinheiro no local, atiraram no gerente. Na saída, quatro clientes do banco foram rendidos e serviram de escudo-humano para os criminosos, durante a fuga da cidade.
De janeiro a julho deste ano, o Sindicato dos Bancários já contabilizou 27 assaltos consumados e 14 tentativas, contra 18 ataques e 12 investidas, no mesmo período de 2014. Mesmo com o crescente número de assaltos nas agências no Pará, os bancários reclamam que até agora não houve nenhum encontro com representantes da área de segurança pública do Governo do Estado, para discutir soluções de enfrentamento às quadrilhas.
“Estamos pedindo para conversar com o Governo e discutir um plano para a segurança das agências, uma estratégia para combater esses assaltos. Mas a Secretaria de Segurança Pública (Segup) não está aberta ao diálogo”, explicou o diretor do Sindicato dos Bancários do Pará, Sandro Mattos, e representante do Coletivo Nacional de Segurança Bancária. “Nós temos estratégias também. Temos estudos. Porém, eles acham que são os únicos que entendem do assunto”, completou Mattos.

Assalto ao Bradesco em Trairão: Robson Chaves Lucena

foto assalto

brad trairaocorreios trairao














coutinhorobRobson, 21 anos de idade, natural de Boa Vista-Roraima, é acusado de participação no assalto do ultimo dia 10/07, como a pessoa que dava suporte ao bando de ladrões e assassinos que ceifaram covardemente a vida de Rodrigo Wadler Lima Coutinho, 28 anos, que foi baleado durante o assalto e faleceu no Hospital Municipal de Santarém.


Robson Lucena é tido como participe em outros assaltos ocorridos na cidade de Trairão. No dia 07 de fevereiro deste ano ele e mais dois comparsas, Bruno marcos de Oliveira e Fábio Venâncio de Oliveira foram presos acusados de cometerem vários assaltos na região da BR 163 em ônibus e caminhões e em um restaurante na comunidade do Aruri, sendo presos no KM 30 por uma guarnição da PM. (Bruno, Fábio e Robson)
IMG-20150715-WA0004bruno marcos de oliveirafabio venancio de oliveira

IMG-20150715-WA0001
Com a prisão de Robson realizada no dia do assalto à agência do Bradesco de Trairão descobriu-se que ele também teve participação no roubo da loja Gazin daquele município, onde teriam atuado os elementos conhecido Nizomar e Eliseu. O fato dele estar em liberdade tão pouco tempo depois de ter sido acusado de praticar assaltos na região talvez seja a causa do sorriso e deboche que ele demostrou aos policiais ao ser apresentado na 19ª Seccional de Itaituba. Inclusive pedindo que caprichassem nas fotos pois queria aparecer bonito.
≤≥ Blog RPI /rota policial de Itaituba

Governo aumenta taxa de retorno para atrair interessados nas concessões de rodovias

De Sinop - Alexandre Alves

O governo federal aumentou de 7,2% para 9,2% ao ano, a Taxa Interna de Retorno (TIR) para as empresas ou consórcios que vencerem os leilões de concessão de rodovias federais, no pacote que deve ser entregue à iniciativa privada a partir deste segundo semestre. Isso significa que os valores dos pedágios também ficarão mais caros. No último leilão da BR-163, em trecho de 850 km ligando a divisa de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul até Sinop, o valor médio ficou em R$ 2,60 a cada 100 quilômetros rodados.

 A taxa anterior, de 7,2% ao ano, vinha sendo usada desde 2007. "A nova remuneração é o ganho real médio do investidor, livre de imposto e da inflação. Mas o retorno vai depender de uma série de outros fatores, como a estrutura do projeto", afirmou o secretário de Assuntos Econômicos do Ministério da Fazenda, Paulo Corrêa.

Leia mais:
Governo anuncia concessão de mais três rodovias contemplando MT
Governo lança concessão de ferrovia entre Lucas do Rio Verde e Itaituba


 Em Mato Grosso, devem ser leiloados dois trechos até dezembro de 2015. Um deles é o da BR-364, entre Rondonópolis até a divisa com o Estado de Goiás, atendendo as regiões Sul e Sudeste mato-grossense. O outro fica no Nortão, ligando Sinop até a divisa com o Estado do Pará (e de lá até à estação de transbordo de Miritituba, no rio Tapajós, em Itaituba).

 Pela segunda etapa do Programa de Investimento e Logística (PIL), anunciado em 9 de junho, pela presidente Dilma Rousseff, serão duplicados mais de 2,6 mil quilômetros de rodovias, com investimentos estimados na ordem de R$ 19,6 bilhões. As concessionárias poderão cobrar pedágios a cada 100 km, mas deverão dar manutenção nas pistas e apoio aos usuários.

As concessões atendendo MT:

 A BR-163 será duplicada entre Sinop e Itaituba (PA). O trecho é de 976 quilômetros, partindo do entroncamento com a MT-220, em Sinop, até Miritituba. A previsão é de investimento de R$ 6,6 bilhões. “O objetivo é criar um forte canal de escoamento da safra do Norte mato-grossense”, disse o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa.

 Outro trecho a ser concedido abrange 704 km das BR-364 e BR-060, ligando Rondonópolis a Alto Araguaia, no Sudeste de Mato Grosso, a Jataí, Rio Verde e Goiânia, em Goiás. Serão investidos R$ 4,1 bilhões, com o objetivo de escoar a produção do Centro-Oeste para os portos dos arcos Norte e Sul.

 Também está previsto, para 2016, um lote de 806 km da BR-364, entre Comodoro (638 km de Cuiabá) e Porto Velho (RO), com duplicação e construção de terceira pista, ligando a região Oeste de Mato Grosso – que possui forte produção de grãos - até a hidrovia do rio Madeira. No total, serão colocados R$ 6,3 bilhões. Esta duplicação atenderá os produtores rurais de Sapezal, Campo Novo do Parecis, Tangará da Serra, Campos de Júlio, entre outros municípios da região.

Fonte: http://www.olhardireto.com.br/agro/noticias
Blog RPI

sábado, 11 de julho de 2015

Assaltante “piroca” é preso mais uma vez pela PM em Itaituba

IMG-20150710-WA0000Através de investigações do Serviço Reservado a PM de Itaituba descobriu o local onde estavam homiziados três assaltantes de alta pericosidade, sendo um deles, o "piroca" "velho" conhecido da sociedade itaitubense, que estava cumprindo pena em Santarém, de onde fugiu há alguns dias atrás. Segundo o que se apurou no dia de ontem, eles planejavam um assalto ao supermercado  Itafrigo. Eles estavam sendo escondidos por um funcionário da empresa numa casa na 26ª rua, de onde saiam com o apoio de um taxista que teria um filho  que também trabalharia na mesma empresa. Segundo o taxista José Valdo Ribeiro Sousa a ultima vez que teve contato com os ladrões ele teria os deixado numa casa abandonada próximo ao Curral Redondo. Já o funcionário da Itafrigo, Arlison de Abreu Peixoto, contou que eles tinham desconfiado e fugido do seu apartamento um dia  antes das buscas, seguindo para uma fazenda na região. Policiais militares fizeram várias incursões desde as seis horas da manhã de ontem para prender os bandidos, vindo a ter êxito já na parte tarde quando interceptaram o veículo em que estavam os três assaltantes. Segundo relato dos PMs o trio estava retornando do garimpo Penedo, onde teriam ido vender motos roubadas para alavancar dinheiro para manter o grupo enquanto preparavam o grande roubo, onde pretendiam angariar uma quantia avantajada.  A prisão foi feita pela guarnição do sargento Darlison, cabo Josevaldo, soldado Patrick e Serviço Reservado do 15º BPM.

Com os assaltantes foram apreendidos três revólveres


IMG-20150711-WA0005
Luciano Silva dos Santos, Jeovane de Sousa Costa (piroca) e Jorge Hildebrand Arnold Rodrigues da Silva
IMG-20150711-WA0004IMG-20150711-WA0002


IMG-20150711-WA0001
≤≥ Blog RPI /rota policial de Itaituba