quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Eleitores podem acompanhar a apuração pelo celular

Os eleitores de todo o Brasil poderão acompanhar a apuração das Eleições 2014 através do celular. O acompanhamento será possível devido a um aplicativo lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para iPhones e dispositivos com Android, o Apuração Eleições 2014.
O programa está disponível para download no Google Store e iTunes, e permite que o eleitor escolha quais resultados deseja acompanhar, por candidato, por estado ou por cidade.

O Apuração 2014 também permite que o usuário selecione um candidato específico e acompanhe seu desempenho nas urnas. Além disso, é possível acompanhar a apuração dos votos em todo o país, ou por estado, com resultados atualizados automaticamente. Todos os cargos – presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital – são consultáveis.

O Apuração 2014 aparece como mais uma opção de acompanhamento da apuração. O TSE já havia disponibilizado em eleições anteriores os sistemas Divulga e DivulgaWeb. O Divulga apresenta um grande leque de informações sobre a apuração, onde é possível, dentre outros recursos, selecionar quantos votos determinado candidato à Presidência da República está obtendo em um estado específico, bem como consultar apenas os votos realizados em trânsito e no exterior. O Divulga requer download do programa em um desktop (computador de mesa). O download pode ser feito no site do TSE.

O DivulgaWeb traz um leque menor de opções de consulta, mas não requer download, sendo utilizado diretamente do site do tribunal. Com ele, é possível visualizar os dados por meio da consulta de votação nominal, pois apresenta o quantitativo de votos totalizados para cada candidato e a indicação dos eleitos ou dos que foram para segundo turno.
 
(Agência Brasil e DOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

colabore: envie seu comentario para o blog