sábado, 12 de outubro de 2013

Bancários do Pará decidem continuar em greve

Bancários do Pará decidem continuar em greve  (Foto: Reprodução)
Depois de 26 dias em greve, funcionários dos bancos privados e os da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil retomam as atividades na manhã de hoje.
Em assembleia geral realizada na noite de ontem, os bancários aceitaram a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).
Com o fim da greve, cerca de quatro mil bancários voltam ao trabalho e aproximadamente 300 agências reabrem para as atividades, segundo o Sindicato dos Bancários do Pará. No Banco da Amazônia e no Banpará, porém, cerca de dois mil bancários não
avançaram com as negociações. Eles continuam em
greve por tempo indeterminado e aproximadamente 80 agências continuam fechadas, ainda segundo o sindicato.
De acordo com a presidente do Sindicato dos Bancários, Rosalina Amorim, a categoria aceitou a proposta da Fenaban e, depois de uma reunião, encerrou a greve. “Entre os principais avanços estão o piso salarial, a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e a compensação dos dias parados em uma hora diária a mais, até o dia 15 de dezembro, já que antes a proposta era de duas horas diárias até 180 dias”. 
Rosalina ressaltou que a categoria não avançou para o fim da greve do Banco da Amazônia e do Banpará. “A proposta foi insuficiente e as negociações não avançaram nas pautas específicas. Com isso, os funcionários desses dois bancos continuam em greve por tempo indeterminado. Mas vai ser enviada uma carta para a direção dos bancos para que aconteçam novas negociações”. 
REIVINDICAÇÕES 
A categoria pede reajuste salarial de 11,9% (5% de aumento real mais inflação projetada de 6,6%), piso de R$ 2.860,21 (de acordo com o salário mínimo do Dieese), auxílio alimentação, refeição, cesta e auxílio-creche/babá de R$ 678 ao mês. Os bancários também pedem mais contratações, prevenção contra assaltos e sequestros.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

colabore: envie seu comentario para o blog