sábado, 26 de outubro de 2013

Estudantes estão fazendo a prova do Enem


Agência Brasil 

"Bom dia para você que não dormiu pensando na prova do Enem", disse uma usuária do Twitter. Outro usuário, mais tranquilo, apela para o Divino: "DICA PARA O ENEM: na dúvida marque D de Deus e vai na fé".
No microblog não faltam desejos de boa prova. As recomendações do que levar, do que comer também estão entre os textos mais postados. A presidenta Dilma Rousseff, que ontem (25) terminou o dia desejando boa sorte aos candidatos, começou o dia falando do exame. Ela relembrou que a nota do Enem é usada em programas que oferecem vagas no ensino superior público - Sistema de Seleção Unificada - e no ensino privado - Programa Universidade para Todos, além de dar ao candidato uma chance de estudar no exterior pelo Programa Ciência sem Fronteira. "Confie em si mesmo. O Brasil confia em você. Boa sorte! #Enem2013", disse.
Em casa, Maria, de 19 anos, estava ansiosa, ela mal dormiu. "Fiquei acordando a noite toda, ansiosa", disse. A estudante acaba de voltar de intercâmbio nos Estados Unidos, onde cursou o 3º ano do ensino médio. Ela voltou ao Brasil em julho deste ano. Desde então, entrou em um cursinho preparatório. "Algumas coisas eu não tinha visto, mas muito eu já tinha estudado aqui no Brasil, o cursinho serviu para relembrar". A estudante pretende usar a nota do exame para cursar relações internacionais.
A irmã, Vitória, de 18 anos, estava mais tranquila. Ela cursa nutrição em uma universidade particular e pretende usar a nota do Enem para disputar uma vaga do mesmo curso em universidade pública. Para se preparar para a prova, ela usou o material do cursinho de Maria. "Vou fazer o meu máximo e pronto".
As duas farão provas em locais diferentes. Elas planejam sair de casa antes das 12h. Maria diz que mesmo conhecendo a cidade, fez questão de refazer o caminho do local de prova. Os portões abrem às 12h e às 13h a prova começa. O horário é o de Brasília.
Neste sábado, a prova terá a duração de quatro horas e meia e os candidatos vão responder a questões de ciências humanas - história, geografia, filosofia e sociologia - e de ciências da natureza - química, física e biologia. No total, são 90 questões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

colabore: envie seu comentario para o blog