quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Bom Senso faz seu maior protesto e atletas paralisam jogos do Brasileiro

Uma nova manifestação do movimento Bom Senso F.C. paralisou nesta quarta-feira os dois jogos das 19h30 do Campeonato Brasileiro por cerca de 30 segundos.
Os árbitros das partidas da 34ª rodada desta quarta-feira deram início aos confrontos, mas os jogadores das equipes cruzaram os braços ou só ficaram trocando passes entre um campo de defesa para o outro.
O gesto coletivo era um sinal de repúdio ao calendário do futebol apresentado pela CBF para 2015.
Edu Andrade/FatoPress
Jogadores do Grêmio e do Vasco seguram faixa em protesto contra a CBF, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Jogadores do Grêmio e do Vasco seguram faixa em protesto contra a CBF, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre

O plano do Bom Senso era que o protesto -inédito no futebol brasileiro- acontecesse nos sete confrontos desta quarta-feira pela 34ª rodada da Série A, inclusive nos jogos das 21h e das 21h50. E, de certa forma, em todos funcionou.
No jogo Criciúma x Atlético-PR, no estádio Heriberto Hulse, em Criciúma (SC), também rolou o protesto e após o apito inicial e o primeiro toque na bola dos jogadores da equipe da casa, os atletas ficaram parados por quase 30 segundos. Já em e Botafogo x Portuguesa, no Maracanã, os atletas cruzaram os braços antes do apito inicial. Estas duas partidas começaram às 21h.
Na partida Coritiba x Corinthians, em Curitiba, os jogadores do time paulista tocaram a bola nos pés de um rival que ficou parado, assim como os demais atletas, por 15 segundos. Na sequência, a bola foi devolvida a um corintiano.
21H50
Na rodada das 21h50, considerada horário nobre da TV aberta, o protesto continuou.
No jogo São Paulo x Flamengo, em Itu, o goleiro Rogério Ceni bateu boca com o árbitro Alicio Pena Junior (MG) antes da partida. Mas ao invés dos atletas ficarem parados, jogadores de São Paulo e Flamengo ficaram trocando bola entre um campo de defesa e outro. O protesto nesta partida durou 58 segundos e os jogadores do Fla relataram ameaça de árbitro contra o protesto.
No Barradão, em Salvador, o árbitro Paulo Godoy Bezerra (SC) deu uma bronca nos jogadores, que cruzaram os braços antes do jogo, mas não chegaram a paralisar a partida.
Houve também manifestações antes das partidas. Os atletas das quatro equipes entraram nos gramados carregando faixas que diziam "Por um futebol melhor para todos" e "Amigos da CBF: cadê o bom senso?".
ONDA DE PROTESTOS
Essa foi a segunda e a mais forte manifestação dos jogadores dentro de campo -a primeira foi realizada na 30ª rodada, em meados de outubro, com um abraço coletivo de jogadores da Série A.
Os atletas pleiteiam que a CBF reduza o número de jogos da temporada.
O Bom Senso entende que não está sendo bem compreendido pela entidade e, por isso, decidiu realizar um protesto mais forte.
A Folha apurou que o protesto desta quarta-feira vem sendo discutido há algumas semanas. No entanto, àquela altura, Dida, goleiro do Grêmio e um dos principais líderes do Bom Senso, ponderou que essa manifestação seria um choque excessivo no embate com a CBF. O grupo decidiu, então, cancelar o protesto.
Reprodução
Jogadores fazem protesto logo após o primeiro toque na bola durante jogo do Grêmio x Vasco
Jogadores cruzam os braços e fazem protesto logo após o primeiro toque na bola durante jogo do Grêmio x Vasco
Mas o goleiro veterano mudou de ideia nos últimos dias.
Dida elaborou o texto divulgado pelo Bom Senso ontem, no qual o grupo previa a manifestação hoje.
O levante foi costurado nos últimos dias por cerca de 20 dos jogadores mais influentes do grupo. Depois, o plano foi comunicado aos mais de mil atletas das séries A e B que compõem o movimento.
O meio de comunicação entre os jogadores é sempre o "WhatsApp", aplicativo de mensagens por celular.
A intenção de Dida era divulgar a nota um dia antes para que, ao verem os jogos parados, todos os torcedores entendessem que se tratava de ato do Bom Senso F.C..
Entretanto, a ideia é que o modo como a manifestação ocorreria fosse guardada a sete chaves, justamente para ser uma surpresa geral.
Até mesmo a TV Globo, dona dos direitos de transmissão do Brasileiro, não sabia que o protesto aconteceria.
Os canais da emissora que transmitiram os jogos das 19h30 trataram o ato como se fosse um minuto de silêncio.
A esperança do Bom Senso é que a CBF perceba a capacidade de mobilização dos atletas. E, a partir disso, marque um novo encontro com o grupo para rediscutir as propostas dos jogadores.
A Globo também é vista pelos atletas como um meio estratégico para que consigam a reforma no calendário.
A leitura dos líderes do Bom Senso é que, se o calendário proposto por eles tiver a chancela da emissora, dificilmente a CBF vai se opor.
Editoria de Arte/Folhapress

Fonte: Folha de S Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

colabore: envie seu comentario para o blog