quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Governador ministra aula inaugural para 1.910 novos policiais



A formação dos 1.910 novos soldados da Polícia Militar, aprovados no último concurso feito pelo Estado para ampliar os serviços da corporação, iniciou na manhã desta quarta-feira, 20, com a aula inaugural, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, ministrada pelo governador Simão Jatene. Atualmente o efetivo da Polícia Militar no Pará é de 14 mil homens, e com o ingresso deste novo contingente o número chegará a cerca de 16 mil.
Durante a aula inaugural, o governador Simão Jatene conversou com os policiais sobre a importância da profissão que eles escolheram seguir e os principais investimentos feitos no Estado na área da segurança pública. O chefe do Executivo Estadual também respondeu questionamentos da população, por meio de perguntas feitas pela internet. “Não tenho pretensão de dar uma aula, mas pedi ao Comando que tivesse a oportunidade de conversar com todos. Pedi isso por entender que esse é um momento especial para os que vão se formar, assim como também é um momento especial para o nosso estado”, afirmou.
Jatene ressaltou que a preparação dos novos servidores faz parte do programa de investimentos feito pelo governo na reestruturação do Sistema de Segurança Pública, que recebe melhorias na logística, inteligência e área operacional. “O volume de investimentos que nós temos feito nesses três anos de governo começa a dar seus frutos agora, e como exemplo disso temos as unidades policiais que tem sido construídas e as que estão sendo revitalizadas, os veículos que foram renovados e a inclusão de ampliação do efetivo, entre outros”, citou o governador.
Ele falou ainda aos soldados sobre a realização de velhos sonhos da corporação. “Nós trabalhamos para realizar, no limite do possível, alguns sonhos antigos da corporação como a questão do auxílio alimentação no contracheque, o auxílio fardamento, etc. Mesmo assim, sabemos que ainda temos muito a caminhar, e nunca podemos nos esquecer que o meu patrão e o patrão de vocês é o povo, a sociedade”, completou. Jatene também destacou o sistema de premiação das boas práticas, criado na gestão atual. “Eu acho que deve existir um piso que atenda a todos, mas aqueles que se dedicaram a vida toda com muito mais carinho, amor, precisam ter algum mecanismo que lhes permita o simbolismo do reconhecimento de uma sociedade a qual serviram”, concluiu.
O curso – O Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Pará soma 1,2 mil horas de aulas, com duração de sete meses.

 
No 15º BPM o coronel Santiago , no centro, major Osvaldo à direita e o capitão Pedro à esquerda assistiram a aula inaugural feita através de vídeo conferência pelo governador Simão Jatene . Itaituba formará 80 soldados para atender a área do CPR-X. (foto: sargento Ezequias)
Os soldados que participam da formação irão atuar na capital e em vários municípios do interior, como Itaituba, onde serão formados 80 policiais, para serem distribuídos na área do CPR-X, Santarém, Altamira, Conceição do Araguaia, Paragominas, Capanema, Castanhal, Parauapebas, Marabá, Tucuruí, Tailândia, Abaetetuba, Barcarena, Soure e Santa Izabel.
Ao longo da formação serão disciplinas como Direitos Humanos, Intervenções e Crises com Reféns, Polícia Comunitária, Mediação de Conflitos e sobrevivência Policial – onde o aluno receberá orientações sobre diversos procedimentos defensivos, minimizando riscos e preservando sua integridade física. O comandante geral da PM, coronel Daniel Mendes, explicou que ao término das aulas os soldados irão para as ruas, como estagiários, acompanhar o trabalho realizado pelos policiais militares.
Para o soldado Alessandro Papulha, que participa do curso, o conteúdo abordado e as aulas práticas, serão fundamentais para que eles se tornem bons policiais. “Vou me dedicar ao máximo e fazer o possível para me tornar um bom policial”, disse. A soldado Rosilene Brilhante, contou que desde adolescente tinha o sonho de ser policial. “Fiquei muito feliz quando passei no concurso e estou muito entusiasmada com as aulas. Tenho certeza que a população do Pará ficará satisfeita com essa nova turma de policiais que em breve estará nas ruas”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

colabore: envie seu comentario para o blog