As empresas consideram que só valerá a pena participar do leilão da BR-163 (MS) se conseguirem oferecer um bom desconto em relação ao valor-teto do pedágio, (vence o leilão quem oferecer a tarifa mais baixa de pedágio).
Dos leilões de rodovias que o governo pretende fazer neste ano, deve haver forte interesse em dois: na BR-163 (MT), cuja concorrência começa hoje, e na BR-060/153/262 (DF/GO/MG), que começa na próxima semana.Como o governo fez fortes exigências para essas concessões duplicação total em cinco anos, cobrança de pedágio após mais de 10% da duplicação pronta, elevadas garantias e seguros--, quatro trechos acabaram se tornando inviáveis: as BRs 262, BR-116 (MG), BR-101 (BA) e BR-153 (TO-GO).
Para esses trechos, o governo agora quer promover PPPs (parcerias público-privadas), em que a União investe recursos do orçamento e, com isso, reduz o preço do pedágio.
Neste ano, já houve uma concorrência bem-sucedida, a da BR-050 (MG/GO), em setembro. A concessão para um consórcio formado por nove empresas, encabeçado pela Senpar, que ofereceu pedágio de R$ 4,53 por 100 km --deságio de 42,38% em relação à tarifa-teto, de R$ 7,87.
Fonte: Folha de S Paulo
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